Topo

Princesa Diana planejava se mudar sem os filhos para os EUA, diz segurança

Princesa Diana com os filhos, William e Harry, em foto postada na conta de William e Kate nas redes - Reprodução/Instagram
Princesa Diana com os filhos, William e Harry, em foto postada na conta de William e Kate nas redes Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

25/08/2022 12h37Atualizada em 25/08/2022 14h31

A princesa Diana estava planejando uma mudança para os EUA sem seus filhos, William e Harry, poucas semanas antes de sua morte. É o que afirma o ex-segurança e guarda-costas da princesa, Lee Sansum, em sua autobiografia 'Protecting Diana: A Bodyguard's Story'.

De acordo com Sansum, a decisão teria a ver com a segurança dos príncipes. Diana estava pensando em contar aos paparazzi que iria se mudar para os EUA durante férias que tirou com seu namorado da época, Dodi Al-Fayed, em julho de 1997. Para ela, a mudança faria com que a imprensa não ficasse mais tão em cima dos meninos.

Segundo o guarda-costas que protegeu a família durante as férias em St. Tropez, paparazzi seguiam diariamente o iate luxuoso de Al-Fayed, onde Diana estava com seus filhos. "A imprensa foi a maldição da vida dela por todos os lugares onde ia, não apenas em St. Tropez. Ela me dizia: 'Não há nada que posso fazer no Reino Unido. Os jornais irão me atacar, não importa o que eu faça. Quero ir para os Estados Unidos para me afastar de tudo isso. Lá, pelo menos, eles gostam de mim e vão me deixar em paz", disse Sansum no livro.

O guarda-costas perguntou se o plano de ir para a América do Norte incluía seus filhos, e ela negou, dizendo que não seria permitido que eles fossem tirados de seus deveres reais. "Eu provavelmente apenas os verei nas férias escolares", disse Diana, de acordo com Sansum, que completou: "Você podia ver que Diana era uma mãe maravilhosa, muito amorosa e atenciosa com seus meninos, mas parecia que ela teria que deixar ambos no Reino Unido para escapar da imprensa, que a caçava incansavelmente todos os dias de sua vida. Também era para livrá-los da atenção que recebiam por estar com ela", disse o guarda-costas no livro.

O plano não se cumpriu, já que um acidente de carro tirou a vida da princesa em agosto do mesmo ano, em Paris. Anos mais tarde, o príncipe Harry removeria a si e à sua família dos deveres reais, em janeiro de 2020.