Topo

Modelo volta a trabalhar após rosto deformado por cirurgia: 'Desfigurada'

Linda Evangelista concordou em prender parte de seu rosto com fitas e manter o espaço escondido para fotos - Reprodução/Instagram
Linda Evangelista concordou em prender parte de seu rosto com fitas e manter o espaço escondido para fotos Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

18/08/2022 14h51

Ícone das passarelas dos anos 1990, Linda Evangelista, de 57 anos, estampou a primeira capa de revista desde que seu rosto ficou deformado após um procedimento malsucedido. A modelo, que se escondeu durante cinco anos em razão das falhas, decidiu voltar a trabalhar, mas explicou não se tratar do seu rosto verdadeiro.

Para estrelar o ensaio fotográfico, a modelo concordou em prender parte de seu rosto com fitas e manter o espaço escondido durante todas as fotos.

Há seis anos, Linda passou por um procedimento de congelamento de gordura que a deixou, segundo ela, "brutalmente desfigurada". A modelo moveu um processo contra a empresa responsável pela intervenção estética, com encerramento da ação no mês passado após um acordo entre ambas as partes. Na disputa, ela pedia uma indenização de US$ 50 milhões (R$ 260 milhões, na cotação atual), mas o valor recebido não foi divulgado.

"Esse não é meu queixo e pescoço da vida real - e não posso andar com fita adesiva e elásticos em todos os lugares. Eu me pergunto o quanto esse processo pode ser saudável para quem luta com a positividade do corpo, mas também para a própria Linda - para alterar sua própria realidade em um momento em que ela está tentando recuperar sua confiança", disse ela à revista Vogue do Reino Unido.

"Sabe de uma coisa, estou tentando me amar como sou, mas pelas fotos? Sempre acho que estamos aqui para criar fantasias. Estamos criando sonhos. Acho que é permitido [mudar o visual para as fotos]. Além disso, todas as minhas inseguranças são resolvidas nessas fotos, então eu tenho que fazer o que amo fazer", continuou a modelo para a publicação.

Ela decidiu que a única saída era contar a sua história. "Eu não podia mais viver com essa dor", afirmou. "Eu sabia que tinha que fazer uma mudança, e a única mudança era dizer a minha verdade", acrescentou.

Em setembro do ano passado, ela foi ao Instagram contar que sofreu um efeito colateral após realizar o procedimento estético. Em vez das células de gordura diminuírem, a intervenção fez com que elas aumentassem, deixando rosto e partes do corpo maiores e mais duras e a modelo ficou quase "irreconhecível".

"Se eu soubesse que os efeitos colaterais poderiam incluir perder o seu sustento e acabar tão deprimida, odiando você mesma?", ressaltou ela, parando enquanto seus olhos se encheram de lágrimas. "Eu não teria corrido esse risco", disse.

A decisão de fazer a cirurgia estética partiu após ver tantos comerciais sobre melhorias em seu corpo, que, segundo ela, eram direcionados para a modelo e conversavam com ela.

"Eles perguntavam: 'Você gosta do que vê no espelho?'. Eles estavam falando comigo. Era sobre a gordura teimosa. Dizia sem tempo de inatividade, sem cirurgia e? bebi a poção mágica, e bebia porque sou um pouco vaidosa", admitiu. "Então eu fui em frente e saiu pela culatra", explicou.

Após os efeitos colaterais, Linda tentou corrigir com lipoaspiração duas vezes. "Tenho intervenções por todo o corpo. Eu levei pontos, usei roupas de compressão sob o queixo, tive meu corpo inteiro firmemente preso por oito semanas, mas nada ajudou", disse.

No auge de seu desespero, ela contou que chegou a parar de comer. "Fiquei tão envergonhada, acabei de gastar todo esse dinheiro e a única maneira que consegui pensar para consertar era zero calorias, então bebi água. Ou às vezes eu comia um pedaço de aipo ou uma maçã", confidenciou. "Eu estava perdendo a cabeça", lamentou.