Topo

Se você também fala UOL, a culpa é do Jô

Jingle criado por Jô Soares ajudou a popularizar o nome UOL no lugar de "Universo Online" - Carlos Manfredo / SBT
Jingle criado por Jô Soares ajudou a popularizar o nome UOL no lugar de 'Universo Online' Imagem: Carlos Manfredo / SBT

Diego Assis

Do UOL, em São Paulo

05/08/2022 13h37

A influência cultural de Jô Soares nas últimas cinco décadas, com seus personagens e bordões inesquecíveis, é amplamente conhecida. O que talvez poucos se recordem é que foi Jô quem ajudou a colocar o nome "UOL" na boca dos brasileiros, lá no finalzinho dos anos 90.

Pouco depois do lançamento do UOL, em abril de 1996, o jornalista Caio Túlio Costa, então diretor-executivo do portal, foi ao talk show "Jô Onze e Meia", do SBT, para divulgar a novidade, que naquele momento ainda era mais conhecida por Universo Online.

Do encontro surgiu também a ideia de dar a Jô um e-mail UOL, pra que ele pudesse receber as famosas cartas dos espectadores. O endereço — jo@uol.com.br — era até fácil de memorizar, mas, numa época em que poucos tinham familiaridade com a internet, o apresentador achou por bem criar um jingle pra reforçar:

Se você estiver de pé (de pé),
sentado ou deitado na cama (na cama)
e quiser saber qual é (qualé, qualé)
o e-mail deste programa.
Eu vou falar rapidamente,
esperando que você não erre.
jo arroba (uol) ponto com ponto br -uôu.

"A gente usava o uol.com.br só pra falar o endereço, mas até então ninguém chamava de UOL, era Universo Online", lembrou Caio Túlio Costa, em entrevista sobre os 25 anos do UOL celebrados em 2021. "Com a ajuda do Jô, o nome pegou e todo mundo começou a chamar só de UOL".

Em abril de 1997, Jô participou de um divertido bate-papo com os "internautas" do UOL. Com o bom humor habitual, saiu-se bem de perguntas sobre suas negociações para voltar à Globo, sobre seu novo visual com barba e uma suposta "babação" da crítica em cima de seu recém-lançado livro "O Xangô de Baker Street".

"Olha, respondendo a pergunta sobre as críticas do Xangô serem ótimas: lá fora também: na França, Itália, Espanha, Alemanha... O que eu posso fazer se eles gostam? Só mesmo ficar babando sozinho." E mais adiante emendou: "Graças a Deus não existe unanimidade. Dizem que tem um sujeito na Chechênia que não vai com a minha cara".

O apresentador não perdeu o jogo de cintura nem com as quedas de conexão, algo até comum quando o bate-papo com um convidado célebre lotava.

"E aí? Deu zebra que todo mundo parou? Que que houve com a Internet? Cadê o terceiro milênio? Engarrafou?"

A íntegra do bate-papo com Jô pode ser lida aqui.