Topo

MP entra com ação contra Leo Lins após piada sobre criança com hidrocefalia

Léo Lins foi demitido pelo SBT após piada sobre criança com hidrocefalia - Reprodução/Instagram
Léo Lins foi demitido pelo SBT após piada sobre criança com hidrocefalia Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

11/07/2022 19h37Atualizada em 11/07/2022 19h56

O MPCE (Ministério Público do Estado do Ceará) ajuizou hoje uma ação cível pública para proibir que o humorista Leo Lins, de 39 anos, faça piadas preconceituosas no estado após a polêmica citação sobre uma criança com hidrocefalia. A medida foi solicitada pela 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência após tomar conhecimento de shows do artista no Ceará.

"A ACP visa coibir que o humorista continue fazendo piadas de cunho preconceituoso contra pessoas com deficiência, idosos e outras minorias. Lins tem show agendado, em Fortaleza, no próximo dia 30 de julho", diz o comunicado.

O humorista terá de pagar uma multa no valor de R$ 20 mil caso faça qualquer menção desrespeitosa a quaisquer minorias que, eventualmente, sejam citadas durante o show na cidade de Fortaleza.

"Instaurada após representação da Ordem dos Advogados do Brasi secção Ceará, a ação do MPCE também pede que a Justiça determine a aplicação de multa no valor de R$ 20 mil por cada menção desrespeitosa a quaisquer minorias que eventualmente seja feita durante o show", informou o Ministério Público do Ceará.

O órgão informou que decidiu entrar com a ação após tomar conhecimento de vídeos com o humorista fazendo piadas preconceituosas sobre nordestinos, crianças com hidrocefalia, surdos e pessoas acometidas de mal de Parkinson e gagueira. Eles reforçaram que o Brasil é um país signatário da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

"O artigo 4º da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência estabelece que os estados partes - o que inclui o Brasil - comprometeram-se a assegurar e promover o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação por causa de sua deficiência. Diante disso, as nações que incorporaram a convenção com status constitucional devem se comprometer a tomar todas as medidas para eliminar a discriminação baseada em deficiência, por parte de qualquer pessoa, organização ou empresa privada", ressaltou o MPCE.

Splash procurou o humorista para comentar sobre a ação, mas ainda não houve retorno. O espaço segue aberto.

Demissão do SBT

Leo Lins foi demitido do SBT, na última segunda-feira (4), após um vídeo fazendo piada com o Teleton e uma criança nordestina com hidrocefalia viralizar nas redes sociais.

"Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problema. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes", declarou Leo Lins ao público.

A Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Ceará, inclusive, enviou uma representação ao Mistério Público cobrando providências contra as declarações do humorista.

Diante da repercussão do caso, o humorista ganhou apoio do apresentador Danilo Gentili, do "The Noite", e postou um vídeo nas redes sociais lembrando o dia de sua visita a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).