Topo

Fábio Porchat compara João Doria e Bolsonaro: 'Um é ser humano, outro não'

Colaboração para Splash

11/07/2022 17h43

O comediante Fábio Porchat, de 39 anos, debateu com o jornalista Rica Perrone, durante participação no podcast "Cara a Tapa", as alternativas para o futuro político brasileiro fora da polarização "Lula-Bolsonaro".

O integrante do Porta dos Fundos comparou Jair Bolsonaro ao ex-governador João Doria, que chegou a ser pré-candidato à presidência, e voltou a tecer duras críticas ao atual chefe de estado brasileiro.

"A direita abandonou o Doria, mas não tem nem comparação o Doria com o Bolsonaro. O Doria é um ser humano, o Bolsonaro não é. Ele falou que não precisa de oxigênio para respirar, então para mim ele é um alienígena!", zombou Porchat, recordando uma declaração recente do presidente, que afirmou poder "viver sem oxigênio, mas não sem liberdade".

Questionado por Perrone se aceitaria um encontro cara a cara com Bolsonaro para debater pautas políticas e de interesse público, o humorista não hesitou na resposta.

"Eu adoraria ver esse encontro. Mas ele é covarde, ele não faz isso. É lógico [que toparia], queria muito ouvir [Bolsonaro], mas também queria que ele [me] ouvisse... Ele é o 'tio do pavê', com certeza, é esse tosco. Acho que isso que acabou identificando com muitas pessoas", observou.

Porchat, no entanto, discordou da visão defendida por Perrone, de que Bolsonaro diz seus impropérios por 'ingenuidade' ou falta de articulação.

"[O que ele diz] tem maldade sim, é 'armado' para ter maldade. Um cara que é Presidente da República não pode ser tão burro o tempo todo. No mínimo tem que evoluir. Leia 'Engenheiros do Ódio', é assim que aconteceu na direita toda atual. Se vocês ler esses livros de como a direita foi se ajeitando lá [no exterior]... É totalmente organizado, totalmente pensado", analisou o comediante.

"Ele é um cara que o tempo inteiro está falando de violência, de arma, de estupro... Está sempre atacando, agredindo. Acho que o Brasil não aguenta mais isso. O clima de agressividade que tem no hoje no governo é insuportável", acrescentou.