Topo

Fora da Disney? Por que estúdio pode 'perder' o Mickey após quase 100 anos?

Disney pode começar a perder os direitos autorais do Mickey em 2024 Imagem: YOSHIKAZU TSUNO/Gamma-Rapho via Getty Images

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

06/07/2022 04h00

Uma mudança pode acontecer com Mickey Mouse, o grande símbolo da Disney. Isso porque o primeiro curta animado do personagem, "Steamboat Willie", completará 95 anos no dia 1 de outubro de 2024 e, segundo a lei de direitos autorais dos Estados Unidos, o desenho se tornará domínio público.

Sem a proteção da justiça americana, a Disney não poderá mais controlar a imagem do rato mais famoso do mundo, ou seja, a partir de 2024, artistas e outras empresas poderão usá-lo sem autorização prévia.

No entanto, não é porque o direito autoral expirou que o uso da propriedade intelectual pode ser feito sem limitações. Se nada mudar na lei, será permitido que Mickey Mouse e suas histórias sejam utilizados, mas não podem conter elementos que remetam à Disney. Caso isso aconteça, a empresa pode processar por violação de marca registrada.

Vale ressaltar que apenas o primeiro curta-metragem do Mickey estará em domínio público. Segundo informações do The Guardian, a Disney ainda manterá os direitos autorais de qualquer outra variação do personagem, filmes e obras de arte que vieram depois até que cada um também complete 95 anos.

A primeira aparição do Mickey foi em um curta animado Imagem: Reprodução

Perder os direitos autorais de suas propriedades não é algo que a Disney deseja, então é provável que a companhia tente influenciar em mudanças nas leis, o que já aconteceu antes. Quando "Steamboat Willie" foi lançado, a justiça determinava que algo se tornava de domínio público depois de 56 anos. Em 1976, a Disney se juntou a outras empresas e conseguiram aprovar uma nova lei na qual a proteção subiria para 75 anos. Já em 1998, a companhia novamente se empenhou para mudar as normas e a justiça americana chegou aos 95 anos atuais.

A Primeira Vez

"Steamboat Willie" foi a primeira aparição de Mickey Mouse e conta com um personagem parecido como o conhecemos hoje, mas com um pouco menos de detalhes. O vídeo é em preto e branco e conta com apenas sete minutos e 21 segundos de duração.

Assista abaixo.

Já aconteceu Antes

O caso do Mickey Mouse não é o primeiro: a Disney já perdeu os direitos autorais do Ursinho Pooh. As histórias criadas por A.A. Milne foram escritas em 1926 e caíram em domínio público em janeiro deste ano.

O personagem ficou "livre" da empresa e já ganhou uma nova versão bastante sombria: ele agora será um assassino em série no filme "Winnie the Pooh: Blood and Honey", algo como "Ursinho Pooh: Sangue e Mel" em tradução livre para o português.

Como as referências diretas ao Ursinho Pooh da Disney não podem ser feitas, o longa não mostrará o ursinho com a conhecida camisa vermelha, e sim vestindo uma roupa de lenhador.

Filme do Ursinho Pooh terá personagem como assassino em série Imagem: Jagged Edge Productions/ Divulgação

Em entrevista à Variety, o diretor Rhys Waterfield contou alguns detalhes da trama do filme macabro. "Pooh e Leitão serão vilões à solta. Christopher Robin se afasta deles quando vai para a faculdade e não os deixa alimentados. A vida dos dois se torna bem difícil."

"Como eles tiveram que se virar sozinhos por muito tempo, eles acabam se tornando feras. Estão de volta às suas raízes animalescas. Eles não são mais bonzinhos, são um urso implacável e um porco que querem sair por aí em busca de presas."

Será que o mesmo acontecerá com Mickey Mouse? Vamos aguardar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fora da Disney? Por que estúdio pode 'perder' o Mickey após quase 100 anos? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade