Topo

Laura Dern conta choro em set de 'Jurassic Park' e explica por que voltou

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

12/06/2022 04h00

Laura Dern está de volta ao Parque dos Dinossauros. Para a felicidade dos fãs, a atriz volta a viver Ellie Sattler em "Jurassic World: Domínio", que já está em cartaz nos cinemas. O longa conta com todos do trio original: além da doutora em Paleobotânica, estão presentes também Alan Grant (Sam Neil) e Ian Malcolm (Jeff Goldblum).

A atriz contou que a possibilidade de mostrar um outro lado de sua personagem foi o que a convenceu a voltar à saga criada por Steven Spielberg em 1993. "O poder de Ellie como feminista, como ativista, desde o primeiro filme, foi incorporado à franquia e levado adiante nas continuações, mesmo em um tempo no qual não víamos muitas heroínas como ela no cinema", conta.

Em "Jurassic World: Domínio", Ellie Sattler é chamada para investigar uma estranha praga que ataca plantações. Ao ir a fundo nas pesquisas, percebe que há uma ligação com uma grande empresa de produtos químicos que também estuda dinossauros. Então, ela procura Alan Grant, ex-namorado e especialista nas espécies.

Para a atriz, a possibilidade de ver os dois personagens juntos novamente também ajudou a convencê-la a voltar ao título. "Foi fascinante pensar em quem Ellie Sattler e Alan Grant seriam depois de todos esses anos. Digamos que ela evoluiu como mulher independente e solteira, enquanto ele está meio que no mesmo lugar em que estava antes, mas cheio de arrependimentos e desejos não realizados."

A ideia em 'Jurassic World: Domínio' era que ela retornaria transformada, e puxaria Alan para esse mundo de ativismo, o que é bem divertido.

Durante o bate-papo, Dern contou que a ideia de trazer o trio original de volta já está sendo conversada há anos e que se iniciou com Steven Spielberg. "Ele quem sonhava em nos reunir novamente."

Uma vez que todos toparam, ela diz ter sido emocionante encontrar todos no set para as filmagens de "Jurassic World: Domínio". "Quando vi Sam Neill colocar o chapéu do Dr. Alan Grant de volta, Jeff Goldblum colocar a jaqueta de couro de Malcolm e todos nós entrarmos em um jipe

Tivemos uma experiência incrível de estarmos juntos novamente.

Além da possibilidade de revisitar Ellie Sattler, Laura Dern conta ter ficado empolgada em como o diretor Colin Trevorrow homenageou o legado deixado pela saga. Segundo ela contou, o cineasta retomou a maneira antiga de como eram feitos os filmes antigos de "Jurassic Park" e não utilizou apenas efeitos de computação gráfica, mas também usou animatrônicos. "Muitos dos dinossauros estavam lá conosco, o que fez o processo parecer muito com o do primeiro filme."

Ao falar do primeiro filme, a atriz lembrou de um dos momentos emocionantes que viveu justamente ao gravar a sua primeira cena com um animatrônico de dinossauro em "Jurassic Park." "Estávamos naquela ilha do Havaí, onde filmamos 'Jurassic Park', e em uma caminhada no meio das gravações, e eu me deparei com este enorme modelo de Tricerátops deitado na grama. Eu e Sam Neill começamos a chorar. É o mesmo sentimento que as pessoas tiveram quando viram o filme nos cinemas."

Protagonizar "Jurassic World: Domínio" coincide com um ótimo momento da carreira de Laura Dern, no qual a atriz esteve em diferentes produções, desde "Twin Peaks: O Retorno", até "Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jed". Além dos títulos, ela também venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por "História de Um Casamento".

Para ela, a diferente gama de personagens e produções está ligada ao amor que ela nutre pelo cinema. "Quando Steven Spielberg me chamou, quando eu tinha apenas 23 anos, para trabalhar em um filme que seria um experimento, eu aceitei por ser uma amante de filmes. Mas gosto de viver diferentes visões de diretores, como David Lynch, por exemplo. São experiências radicalmente diferentes e eu valorizo todas elas."