Topo

Kate Middleton dá atualização sobre saúde da rainha após ausência em evento

Rainha Elizabeth II em jubileu de platina; Monarca compareceu às festividades na quinta (02), mas cansaço a afastou de novas celebrações - Jonathan Brady/AFP
Rainha Elizabeth II em jubileu de platina; Monarca compareceu às festividades na quinta (02), mas cansaço a afastou de novas celebrações Imagem: Jonathan Brady/AFP

De Splash, em São Paulo

04/06/2022 12h15Atualizada em 04/06/2022 12h15

Kate Middleton fez uma declaração rara sobre o estado de saúde da rainha Elizabeth II depois que a monarca deixou de participar de eventos do Jubileu de Platina, em comemoração aos 70 anos de seu reinado.

A duquesa de Cambridge, de 40 anos, comentou que a rainha está "bem", apesar de cansada, durante uma reunião organizada ontem no Guildhall, palácio cerimonial e administrativo de Londres.

Alguns dos convidados questionaram Kate sobre os motivos que levaram Elizabeth, de 96 anos, a não comparecer à Missa de Ação de Graças, realizada na Catedral de St. Paul. A duquesa se limitou a explicar que a monarca já havia se desgastado muito durante a abertura do Jubileu, na quinta-feira (02).

"Sim, ela estava bem; ontem foi muito cansativo", afirmou a esposa do príncipe William, segundo reportagem publicada pela agência de notícias PA. Ela ainda acrescentou que, apesar do cansaço, a avó de seu marido viveu "um momento adorável" nas celebrações de seu reinado.

O próprio Palácio de Buckingham já havia declarado em comunicado que a rainha tinha "gostado muito" da Trooping the Colour, que abriu o Jubileu de Platina, mas que ela havia "passado por um desconforto" durante a festividade, levando a sua ausência na cerimônia religiosa do dia seguinte.

"Levando em conta a jornada e a atividade que são exigidas para participar da Missa de Ação de Graças, Sua Majestade, com grande relutância, decidiu não participar", completou a nota ao público e à imprensa.

Elizabeth II também não irá participar da corrida de cavalos de Epsom, que será realizada hoje, segundo a DW. Ao longo dos 70 anos de reinado, essa é apenas a terceira vez que a monarca deixará de comparecer à competição, muito tradicional no Reino Unido.

As outras duas foram durante uma visita da rainha à Suécia em 1956 e quando ela foi à França para o aniversário de 40 anos do Dia D, em 1984.