Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Sem rede social: como foi a vingança da ex de Jove em 'Pantanal' original?

Na novela 'Pantanal' exibida em 1990 a ex-namorada de Jove se chamava Nalvinha e era interpretada por Flávia Monteiro Imagem: Reprodução/Manchete

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

13/05/2022 04h00Atualizada em 13/05/2022 15h06

Nayara (Victoria Rossetti), ex-namorada de Jove (Jesuíta Barbosa), é uma das personagens que mais mudaram em relação à versão original de "Pantanal", exibida em 1990. A começar pelo nome, que foi trocado para o remake. Na primeira novela ela se chamava Nalvinha (Flavia Monteiro) e era uma jovem mimada que não aceitava o fim do relacionamento com o aspirante a fotógrafo.

No remake da Globo, a ex de Jove é influenciadora digital, profissão que nem existia há 32 anos. A garota prepara uma vingança —que deve ser exibida amanhã (14)— após confrontar Juma (Alanis Guillen) e ser jogada pela pantaneira na piscina. Após ser preterida por Jove, Nayara publicará um textão de desabafo nas redes sociais.

De volta a 1990, o enredo foi bem diferente. Quando Jove (Marcos Winter) foi para o Pantanal sem nem ao mesmo avisar Nalvinha, a garota passou a espalhar mentiras sobre o ex-namorado. Disse para a família dele que ele tinha tirado sua virgindade —um tabu na época— e que estava grávida depois de uma sessão de fotos nua em um motel.

Fora da casa do ex-namorado, Nalvinha passou a espalhar que ele não gostava de mulher e era uma "bichona louca". As falas e atitudes homofóbicas —bastante comuns na versão original da Manchete— foram outra mudança considerável que precisou ser adaptada para os novos tempos.

Nalvinha (Flavia Monteiro) depois de ter sido jogada por Juma na piscina em 'Pantanal' (1990) Imagem: Reprodução/Manchete

A atitude de Jove com Nalvinha também muda. Em 1990, ele chega à mansão da família logo depois que sua ex sai da piscina e dá um sermão na garota, pegando ela com força pelos braços. Apesar da atitude bastante machista e violenta, ele brinca com os boatos que a jovem espalhou.

"Quer dizer que você espalhou para todo mundo que eu sou uma bicha louca?", diz Jove. "Eu não falei isso. Nunca falei que você é uma bicha louca", responde Nalvinha. "Mas eu sou, sabia? Uma bicha, uma bicha louquíssima", devolve o ex enquanto sai de cena rebolando.

A despedida do casal também é bastante diferente da conversa pacífica que Jove e Nayara tiveram no capítulo exibido terça-feira (10). Na novela de 1990 Jove passa na casa da ex-namorada e a leva para um mirante. Confiante de que se reconciliará, Nalvinha acaba decepcionada quando o rapaz a questiona sobre a mentira da gravidez e diz que ama Juma.

A forma que a garota trata Juma também foi adaptada. Enquanto na versão original Nalvinha chama a garota o tempo todo de "índia", em 2022 Nayara xinga a atual de Jove de "piranha" e "vagabunda". E, em vez de justificar o término espalhando que o rapaz é homossexual, como fez Nalvinha, Nayara diz que tinha um relacionamento aberto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sem rede social: como foi a vingança da ex de Jove em 'Pantanal' original? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Pantanal