Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Medo de avião e nudez: como foi a ida de Juma ao Rio em 'Pantanal' original

Juma (Cristiana Oliveira) embarca com Jove (Marcos Winter) em um avião rumo ao Rio de Janeiro na primeira versão de "Pantanal" (1990) - Reprodução/Manchete
Juma (Cristiana Oliveira) embarca com Jove (Marcos Winter) em um avião rumo ao Rio de Janeiro na primeira versão de 'Pantanal' (1990) Imagem: Reprodução/Manchete

Renata Nogueira

De Splash, em São Paulo

02/05/2022 04h00

Nos próximos dias Jove (Jesuíta Barbosa) vai deixar o Pantanal e voltar para o Rio de Janeiro depois de conflitos com o seu pai, José Leôncio (Marcos Palmeira). Mas o filho rebelde do fazendeiro não vai sozinho. Apaixonado, ele convence Juma (Alanis Guillen) a ir com ele para a cidade.

A sinopse é praticamente igual à versão original de "Pantanal", exibida em 1990. Mas os novos roteiristas provavelmente terão de fazer algumas adaptações para o remake, especialmente em relação ao choque da personagem com a tecnologia da época e algumas falas homofóbicas.

Curiosamente, Marcos Palmeira tem um papel importante na ida de Juma (Cristiana Oliveira) para o Rio de Janeiro na versão original. Ele interpretava Tadeu, filho bastardo de José Leôncio (Claudio Marzo) com Filó (Jussara Freire). O peão fica responsável por pilotar o avião que vai levar Jove (Marcos Winter) a Campo Grande após a briga do filho legítimo e mimado com o pai fazendeiro.

Durante o percurso, Jove desafia seu meio-irmão a retornar com a aeronave de pequeno porte para buscar Juma. O piloto hesita, mas Jove promete que se ele cumprir essa missão deixa toda a herança para ele. Diante da negativa do irmão, ele questiona se "a bichinha é tu e não sou eu". Só aí o convence a retornar e pousar em um pasto.

Juma é levada com a roupa do corpo e deixa Muda (Andréa Richa) sozinha. Ao chegar na capital sul-mato-grossense, onde pegará um voo comercial para o Rio, Jove conta com a ajuda de um amigo de Zé Leôncio para conseguir roupas adequadas e documentos para Juma embarcar, já que ela foi levada até mesmo descalça na aeronave.

piscina - Reprodução/Manchete - Reprodução/Manchete
Juma (Cristiana Oliveira) e Jove (Marcos Winter) nadam nus na piscina no Rio de Janeiro na primeira versão de 'Pantanal' (1990)
Imagem: Reprodução/Manchete

Como foi o voo?

No avião, Juma expressa o tempo todo sua vontade de voltar para casa. Jove tenta acalmá-la comparando o voo deles ao de um pássaro. "Agora você vai saber como se sente um tuiuiú."

No voo comercial para o Rio, ela fica assustada ao perceber que está no alto e questiona Jove o motivo de eles verem nuvens pela janela. Diante do medo da pantaneira, Jove lembra que ela é uma mulher corajosa e a alerta que o voo ainda fará uma parada em São Paulo e ela terá uma grande surpresa ao ver prédios pela primeira vez.

TV de tubo é modernidade tecnológica

Já no Rio, Jove agora precisa enfrentar o preconceito de sua mãe, Madeleine (Itala Nandi), com a nova namorada dele. Todos da família chamam Juma de "índia" e Madeleine chega a usar a expressão "cheiro de bost*", a mesma que usa ao falar de seu ex-marido e pai do filho, para se referir a moça.

Escondida no quarto de Jove, Juma liga a TV (na época ainda de tubo) e não entende como as pessoas que aparecem na tela conseguiram entrar no aparelho. Ela também se assusta com o volume alto e a variedade de programas exibidos em diversos canais.

Nudez na piscina

Chegando ao Rio de Janeiro, Juma e Jove vão dar um mergulho na piscina da casa da família dele. Ela fica nua, como era costume ao mergulhar nos rios do Pantanal. Ele imita a namorada e nada nu junto com ela, até a família e os empregados da casa flagrarem a cena e ficarem chocados.

Jove toma uma bronca da mãe por causa da postura considerada escandalosa e Juma é elogiada pela tia de Jove, Irma (Elaine Cristina). Irma diz que entende a pantaneira ter nadado pelada, explica que aquilo não é comum na cidade e que se divertiu muito com a cena hilária.

Briga com Nalvinha

Outro momento hilário da passagem de Juma pelo Rio é a briga da pantaneira com Nalvinha (Flavia Monteiro), namorada que Jove deixou na cidade grande. Enciumada ao saber que Juma está na casa do ex-namorado, Nalvinha pergunta a Juma se ela é a "índia de Jove". Juma, que odeia ser chamada de índia, se irrita e joga a menina na piscina.

Na nova versão de "Pantanal", Nalvinha é Nayara (Victoria Rossetti) e, em vez de chamar o namorado de "bichona louca", outra expressão homofóbica e comum na época, vai queimar o filme do filho de Madeleine nas redes sociais.