Topo

Organização Secreta e X-Men: Quem são os Illuminati em 'Doutor Estranho 2'?

"Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" trará os Illuminati  - Divulgação/ Marvel
'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura' trará os Illuminati Imagem: Divulgação/ Marvel

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

02/05/2022 10h15

Falta pouco para que "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" esteja entre nós e o esperado segundo filme do herói trará os Illuminati ao Universo Cinematográfico da Marvel.

Muito se falava sobre a possibilidade do grupo ser apresentado às telonas na produção estrelada por Benedict Cumberbatch, mas nada tinha sido confirmado até o lançamento de teaser no qual Mordo (Chiwetel Ejiofor) anuncia a Steven Strange que "os Illuminati o receberão agora".

Como se trata ainda de um comercial pré-lançamento, nada é explicado sobre o grupo dentro do universo Marvel. Então, para ajudar a entender um pouco sobre essas pessoas misteriosas, Splash te explica o que você deve saber sobre eles antes de assistir ao "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura".

Quem são os Illuminati?

Você provavelmente já ouviu falar deles em teorias da conspiração ou no livro "Código da Vinci", do Dan Brown. No entanto, o famigerado grupo recebe uma roupagem diferente na Marvel.

Nas histórias em quadrinhos, os Illuminati são uma sociedade secreta composta por heróis e que está por trás de grandes eventos que acabaram por definir os rumos dos universos das HQs.

Criados em 2005, a primeira aparição do grupo aconteceu em "New Avengers #7". Algum tempo depois, eles tiveram um arco próprio nos quadrinhos.

Criados por Brian Michael Brendis e Steve McNiven, a maior inspiração foi a teoria real sobre os Illuminati, a qual acredita que grandes artistas, políticos, pensadores e celebridades formavam um grupo que controlava o mundo. Em resumo, eles foram formados para criar uma espécie de "governo de super-heróis", a fim de compartilhar informações sobre possíveis ameaças ao planeta Terra.

Cartaz de 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura' - Marvel Studios/Divulgação - Marvel Studios/Divulgação
Cartaz de 'Doutor Estranho no Multiverso da Loucura'
Imagem: Marvel Studios/Divulgação

Quem já fez parte?

Bastante gente! Isso porque ao longo dos anos, o grupo contou com diversas formações. Entre os mais famosos, podemos destacar: Professor Xavier, Homem de Ferro, Reed Richards do Quarteto Fantástico, Namor, Raio Negro dos Inumanos e o próprio Doutor Estranho.

Outros heróis importantes também já passaram pelo time, como Pantera Negra, Fera, Medusa, Capitão Britânia, Hank Pym e até mesmo o Capitão América. Inclusive, a presença deste último como um dos Illuminati quase expôs o grupo, pois o herói ficou revoltado com a organização e quis contar ao mundo sobre sua existência, mas foi impedido por seus membros.

É Professor Xavier no trailer de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"? - Reprodução - Reprodução
Steven Strange encontrará os Illuminati em segundo filme de Doutor Estranho
Imagem: Reprodução

Tipo os Vingadores?

Então, os Illuminati da Marvel não são como os outros grupos de heróis, como os Vingadores ou os X-Men, pois eles não se juntam para agir juntos. Suas reuniões acontecem para trocar informações, discutir fatos e criar planos. Tudo isso sem a interferência de outros heróis.

E em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"?

Quando o primeiro trailer do filme foi lançado, rumores apontavam que uma voz ao final do vídeo pertenceria a Patrick Stewart, o primeiro ator a viver o Professo Xavier de "X-Men". Caso se confirme, este seria o segundo encontro das franquias; o primeiro aconteceu em "WandaVision".

Já segundo o novo teaser, é bem provável que Barão Mordo (Ejiofor) também faça parte do grupo

"Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" chega aos cinemas no próximo dia 5 de maio.