Topo

Vilão de 'Doutor Estranho 2' pode ter aparecido em 'What If...?'

Peggy Carter em "What If...?", nova série animada do Disney+
Peggy Carter em "What If...?", nova série animada do Disney+
Marvel Studios

De Splash, em São Paulo

11/08/2021 11h12

E se... Peggy Carter acidentalmente tomasse o soro de super-soldado e se tornasse a Capitã Carter?

Essa é a pergunta respondida pelo primeiro episódio de "What If...?". A nova série da Marvel, ambientada no expansivo multiverso e narrada por um personagem chamado Vigia, apresenta uma série de eventos que aconteceram de forma diferente em outras linhas temporais dos maiores heróis da Terra.

Continua depois da publicidade
Marvel Studios - Marvel Studios
Imagem: Marvel Studios

O episódio da "Capitã Carter" tece paralelos com "Capitão América: O Primeiro Vingador" (2011), mas já apresenta alguns elementos diferentes que podem surgir novamente no futuro do Universo Cinematográfico Marvel (UCM).

Afinal, easter-egg é o que não falta em qualquer projeto da Marvel.

A principal diferença é o surgimento de um novo personagem, que pode dar as caras em algum filme da Fase Quatro.

Para executar seu plano, o Caveira Vermelha invoca um monstro de tentáculos junto ao Tesseract. A criatura ainda não era conhecida nos filmes, e muitos acreditam ser Shuma-Gorath.

Quem?

Marvel Comics - Marvel Comics
Shuma-Gorath, em Mighty Avengers Vol. 2 #2, de 2003
Imagem: Marvel Comics

A entidade, visualmente inspirada no monstro criado por H.P. Lovecraft, é um ser multidimensional capaz de dominar as mentes das pessoas e exercer seu controle para conquistar seus objetivos. Possivelmente, ele será o vilão de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" (2022).

Continua depois da publicidade

Em "What If...?", não fica claro se é de fato Shuma-Gorath ou alguma outra criatura semelhante, porque ele nunca é nomeado no episódio.

Mesmo assim, fãs especulam que as diferenças entre o ser que aparece na série e aquele conhecido nos quadrinhos podem ser justificadas.

Marvel Studios - Marvel Studios
Peggy luta contra o vilão em cena da série
Imagem: Marvel Studios

Por exemplo, a versão do programa pode ser uma variante de outra realidade, ou o próprio fato de o episódio ser ambientado 70 anos no passado pode contribuir para algumas alterações.

Além disso, é de praxe dos projetos da Marvel Studios que algumas características dos personagens das HQs sejam alteradas.

Mas os principais elementos ainda estão lá: a criatura é conjurada de outro plano de existência e Peggy precisa entrar na outra dimensão para conseguir derrotá-la.

Continua depois da publicidade

Outras aparições

A presença do possível Shuma-Gorath no episódio é pequena, mas a promessa do seu ressurgimento no longa de Benedict Cumberbatch já é o suficiente para ficarmos de olho. Será que ele vai aprontar mais por aí?

Por enquanto, "What If...?" está sendo apresentada como uma antologia, com episódios que não se conectam direretamente em termos de história. Mas sabemos que tudo ali faz parte do UCM e é possível que exista uma conexão entre as tramas que ainda não foi apresentada.

Por isso, é possível que ele reapareça em outros episódios. E se Shuma-Gorath for o grande vilão da série animada?

Ainda é cedo para bater o martelo, mas "WandaVision" e "Loki" vão desembocar diretamente em "Doutor Estranho 2". "What If" parece ir pelo mesmo caminho.