Topo

Emilia Clarke, Sharon Stone e outros famosos que se recuperaram da afasia

Emilia Clarke teve afasia em 2011, após operar um aneurisma aos 24 anos - Reuters
Emilia Clarke teve afasia em 2011, após operar um aneurisma aos 24 anos Imagem: Reuters

De Splash, em São Paulo

20/04/2022 11h57

O diagnóstico de afasia foi o que levou o ator Bruce Willis e o cartunista Angeli a se afastarem de suas respectivas carreiras. Mas você sabia que é possível se recuperar da doença?

Celebridades como Emilia Clarke e Sharon Stone estão entre os famosos que conseguiram recuperar a fala e outras habilidades cognitivas após o diagnóstico. Confira a lista.

Emilia Clarke

Beleza do Oscar - Emilia Clarke - AFP - AFP
Emilia Clarke teve afasia em 2011, após operar um aneurisma aos 24 anos
Imagem: AFP

Emilia Clarke sofreu em 2011, após ter enquanto se recuperava de uma cirurgia delicada para tratar um aneurisma. Os médicos lhe disseram que, se estivesse bem após duas semanas, suas chances de recuperação total seriam altas. Mas, após esse prazo, perdeu parte da habilidade de se comunicar:

"Certa noite, depois de eu passar deste prazo, uma enfermeira me acordou e, como parte dos exercícios cognitivos, perguntou meu nome. Eu me chamo Emilia Isobel Euphemia Rose Clarke, mas [naquele momento] eu não conseguia lembrar. Ao invés disso, palavras que não faziam sentido saíram de minha boca, e eu entrei em pânico", relatou a atriz.

No entanto, em seu caso, a afasia durou apenas uma semana. Ela se recuperou com auxílio da fonoaudiologia e fisioterapia, e em seguida fundou a SameYou, instituição focada em ajudar pacientes na recuperação de lesões cerebrais.

Sharon Stone

Sharon Stone posa para a Town & Country - Reprodução - Reprodução
Sharon Stone teve afasia em 2001, após sofrer um AVC
Imagem: Reprodução

Em 2001, Sharon Stone sofreu um AVC em casa e ficou em estado crítico: teve uma hemorragia cerebral por nove dias e os médicos alegaram que a atriz só tinha 1% de chance de sobreviver.

Ela conseguiu se recuperar do sangramento, mas ao sair do hospital não conseguia mais ler e gaguejava sem parar, configurando a afasia. Sharon Stone se recuperou após meses de tratamento, e em entrevista à ABC afirma: "Eu trabalhei duro para abrir outras partes da minha mente. Agora sou mais forte. Eu tenho um dano cerebral e preciso lidar com isso".

Kate Walsh

Kate Walsh - Dominik Bindl/Getty Images - Dominik Bindl/Getty Images
Kate Walsh teve um tumor no cérebro em 2015, e um dos sintomas foi a afasia
Imagem: Dominik Bindl/Getty Images

A atriz Kate Walsh descobriu um tumor no cérebro do tamanho de um limão em 2015. Ela afirma que não se tratava de um tumor maligno, e que um dos sintomas foi a afasia:

"Eu não conseguia formar palavras, não conseguia formar pensamentos. Começou sutil, mas ficou bem aparente, bem rápido", explicou em entrevista ao programa Today em 2017. Sua recuperação durou nove meses.

Randy Travis

Randy Travis - Getty Images - Getty Images
O cantor de country Randy Travis vive com afasia e continua produzindo músicas
Imagem: Getty Images

O cantor de country Randy Travis teve uma série de problemas de saúde em 2013: precisou ser ressuscitado após sofrer uma cardiomiopatia, ficou em coma e sofreu um AVC grave. A afasia foi uma sequela desse período, com a qual o músico vive até hoje.

Em seu livro lançado em 2019, Travis relembra: "Eu queria gritar, mas não conseguia formar palavras, nenhum som saía da minha boca".

Apesar de ainda conviver com a afasia, o cantor está fazendo progressos: no ano passado, lançou sua primeira música desde o diagnóstico.