Topo

Superprodução: com 'Reis', Record enfim terá sua 'Game of Thrones'?

Fernando Pavão vive Elcana em "Reis": superprodução pode ser "Game of Thrones" da Record - Record TV/Divulgação
Fernando Pavão vive Elcana em 'Reis': superprodução pode ser 'Game of Thrones' da Record Imagem: Record TV/Divulgação

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

17/03/2022 12h00

Investindo mais uma vez no filão de sucesso das narrativas bíblicas, a Record TV agora contará a história da nação de Israel em "Reis", desde o profeta Samuel guiando o povo israelita até a queda de Jerusalém pelos exércitos da Babilônia.

A superprodução em parceria com a produtora Casablanca estreia só no dia 22 de março, mas já carrega uma grande promessa nas mãos: será que finalmente a emissora terá uma "Game of Thrones" para chamar de sua?

Não é novela

Diferente das tradicionais novelas bíblicas da Record TV, "Reis" é considerada como uma série e será dividida em temporadas, sendo a primeira chamada de "A Decepção".

Nas primeiras imagens exibidas para a imprensa durante evento realizado ontem em São Paulo, é nítido o esforço em entregar cenas de ação, com diversas batalhas e efeitos visuais, muito mais caprichadas do que outros trabalhos da emissora e que remetem quase que imediatamente a grandiosidade da série da HBO, encerrada em 2019.

"Temos muitos eventos, muitas batalhas, muitos efeitos. É uma pegada de filme. Não tenho experiência em fazer novela", admite o diretor argentino Juan Pablo Pires, responsável pela primeira temporada.

No elenco da primeira fase, destacam-se nomes como Duda Nagle e Igor Cotrim, além dos veteranos Anselmo Vasconcelos, Sílvia Pfeifer e José Rubens Chachá, em sua estreia atuando no canal.

rtg5r4ty - Divulgação - Divulgação
"Game of Thrones" serviu de inspiração para diversas tramas da Record TV
Imagem: Divulgação

Paixão por Westeros

Esta não é a primeira vez que a Record TV usa "Game of Thrones" como inspiração para suas obras. Em "A Terra Prometida" de 2016, a personagem de Juliana Silveira ganhou até um nome inspirado na série: Kalési, em referência a Daenerys Targaryen, a Khaleesi da HBO.

Foi em 2018, porém, que a inspiração deu à luz uma trama inteira: "Belaventura". A novela medieval de Gustavo Reiz, atualmente contratado pela Globo, também trazia a disputa de reinos e os cenários de batalha tão conhecidos de "Game of Thrones".

Agora, com "Reis", a emissora parece ter a melhor oportunidade de entregar algo à altura da série que tanto reverencia, com direito aos avanços tecnológicos que uma trama desse tamanho exige. "Conseguimos retratar de forma muito realista exércitos, batalhas, cidades cenográficas, vales e rios", festejou o diretor de teledramaturgia, Anderson Souza.

Vale lembrar que ainda neste ano, "Game of Thrones" também ganhará sua própria série derivada, "House of the Dragon", que se passa muitos anos antes dos acontecimentos da original. A nova produção estreia no segundo semestre na HBO Max.

"Reis" estreia no dia 22 de março, às 21h, na Record TV.