Topo

Globo fará homenagem quase 4 meses após saída de José Hamilton Ribeiro

o jornalista Jose Hamilton Ribeiro será homenageado no "Globo Rural" - Divulgação/Globo
o jornalista Jose Hamilton Ribeiro será homenageado no "Globo Rural" Imagem: Divulgação/Globo

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

16/03/2022 19h31Atualizada em 19/03/2022 12h53

José Hamilton Ribeiro, 86, e a TV Globo firmaram um acordo na saída do jornalista em novembro de 2021. A emissora fará uma homenagem de 40 minutos ao repórter no programa "Globo Rural".

A reportagem, conduzida por Nelson Araújo, vai ao ar no domingo (20). Splash apurou que a homenagem foi uma forma que a Globo encontrou para "amenizar" a demissão do experiente jornalista.

Durante a reportagem para o "Globo Rural", Nelson visita José Hamilton Ribeiro em sua fazenda em Uberaba (MG) e lembram matérias marcantes do repórter. A exibição do conteúdo ocupará os quatro blocos do programa.

A Globo confirmou a exibição da reportagem em contato com Splash. A emissora não comentou se a homenagem possui relação com um acordo feito entre as partes quando o jornalista foi demitido.

"O 'Globo Rural' homenageia José Hamilton Ribeiro no programa deste domingo (20). O jornalista, que dedicou mais de 40 anos de profissão à TV Globo e cuja história se confunde com a do "Globo Rural', recebe Nelson Araújo em sua fazenda para lembrar momentos marcantes da carreira", comunicou a emissora.

À reportagem, o jornalista disse que ficou emocionado com a reportagem de despedida:

"Fiquei muito emocionado com a homenagem. Eu, que fazia o Globo Rural para os outros verem, agora vou assistir para me ver. Sou espectador privilegiado, porque conheço o homem que fez vários programas! (Eu mesmo). E fiquei muito agradecido com os colegas que vieram aqui na fazenda fazer uma reportagem comigo de despedida: o Nelson Araújo, o Jorge dos Santos e toda a qualificada equipe técnica da reportagem do Globo Rural. O trabalho está sendo conduzido pelo Nelson Araújo, o que significa a mais alta qualidade do jornalismo de TV do Brasil", disse José Hamilton Ribeiro.

Demissão

José Hamilton Ribeiro trabalhou por mais de 40 anos no jornalismo da Globo — com passagens pelo "Fantástico", "Globo Repórter" e "Globo Rural".

Após trabalhar na "Folha de S. Paulo", o primeiro trabalho de José Hamilton para a Globo foi como freelance em uma reportagem exibida pelo "Globo Rural" na comemoração de seu primeiro ano de existência, em 1981. No ano seguinte ele passou a integrar a equipe fixa do programa.

Em 2006, recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia, um dos mais importantes prêmios do jornalismo nos Estados Unidos. Ele foi um dos vencedores na categoria Outstanding on Latin America, que homenageia profissionais que demonstraram comprometimento com a liberdade de imprensa e a compreensão das relações interamericanas.

Em mais de 60 anos de jornalismo, José Hamilton Ribeiro diz que aprendeu três coisas: "Primeiro, azeitona preta é tingida; segundo, nos banheiros, em geral, a torneira quente é a da esquerda; terceiro, de ovo de cobra, não sai canarinho. O resto eu aprendo todo o dia".

Na década de 1960, o jornalista perdeu a perna após pisar em uma mina terrestre durante a Guerra do Vietnã.

Entre as principais reportagens dele estão na "Trilha da Onça", "Um passeio pelo Vietnã", "O ciclo do tropeirismo", "O trabalho dos índios bakairis" e uma investigação científica no Rio Paraguai.

Jornalistas da Rede Globo e seus companheiros