Topo

Advogado falou com ator pouco antes de ele morrer: 'Perda irreparável'

Ator José Carlos Sanches foi encontrado morto aos 67 anos. - Reprodução
Ator José Carlos Sanches foi encontrado morto aos 67 anos. Imagem: Reprodução

Daniel Palomares e Felipe Pinheiro

De Splash, em São Paulo

27/02/2022 04h00Atualizada em 27/02/2022 15h08

Advogado de várias personalidades do meio artístico, Sylvio Guerra era amigo do ator José Carlos Sanches, que ontem foi encontrado morto em um apartamento em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Em entrevista a Splash, Guerra afirmou que conversava pelo menos uma vez por semana com Sanches e que os dois se falaram na semana passada.

"Éramos vizinhos de bairro. Ele sempre telefonava para mim. Muito atencioso e amigo querido. É uma perda irreparável. Era um amigo que estava sempre presente, dando atenção", disse o advogado, que mantinha contato constante por aplicativos de mensagem, principalmente.

Segundo apurado por Splash junto a fontes policiais, o corpo de Sanches foi encontrado em estado avançado de putrefação. A família fez o reconhecimento no IML (Instituto Médico Legal). A polícia trabalha com a hipótese de suicídio.

Segundo Guerra, o ator não havia se queixado de problemas de saúde ou psicológicos, como depressão, e se mantinha saudável fisicamente.

Sylvio Guerra afirmou à reportagem que Sanches havia entrado em acordo em um processo recentemente: "No final do ano passado, fiz um processo para ele contra uma operadora de telefone. Fizemos um acordo e ele ficou satisfeito".

Que Deus o tenha em um bom lugar. Deixará saudade no meu coração.

Estágio em escritório de advocacia

O advogado conhecia o ator, que fez novelas como "Água Viva", "Caras & Bocas" e "Que Rei Sou Eu", há muitos anos. Sanches chegou a fazer um estágio em seu escritório de advocacia nos anos 1990. Ele contou que o amigo não exercia a profissão de advogado: "Ele tinha a carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), mas não advogava".

Guerra também afirmou que não conhecia nenhum parente de José Carlos Sanches, mas se lembra dele comentar sobre um herdeiro: "Ele falava que tinha um filho em Natal".

Sylvio Guerra já defendeu uma série de famosos na Justiça, como Susana Vieira, Aguinaldo Silva, Douglas Sampaio, Thiago Lacerda e Vera Fischer.

Quem era Sanches

José Carlos Sanches participou de novelas que entraram para a história da teledramaturgia da Globo. Com pinta de galã, o ator se destacou como coadjuvante em novelas dos anos 1980.

A estreia foi em "Água Viva", de Gilberto Braga, que contou com grandes nomes no elenco como Betty Faria, Reginaldo Faria, Raul Cortez, Lucélia Santos e Gloria Pires. Quatro anos depois, em 1984, ele participou do seriado "O Bem-Amado" e, no mesmo ano, fez a novela "Amor com Amor Se Paga", que é reprisada pelo canal Viva.

Um dos papéis mais importantes foi em "Por Amor", um clássico da dramaturgia. Na novela, ele fez o piloto Fausto, que trabalhava como gerente em um heliporto com o personagem de Eduardo Moscovis.

O último trabalho na TV foi na série "Afinal, o Que Querem As Mulheres?" (2010).

Centro de Valorização da Vida

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.