Topo

6 filmes ou séries para entender a relação entre Rússia e Ucrânia

Documentário "Winter on Fire" mostra a realidade de uma manifestação pacífica que se transformou em um violento protesto na Ucrânia contra a aproximação do país com a Rússia - Reprodução
Documentário 'Winter on Fire' mostra a realidade de uma manifestação pacífica que se transformou em um violento protesto na Ucrânia contra a aproximação do país com a Rússia Imagem: Reprodução

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

25/02/2022 11h31

Filmes, séries e documentários são, para além de obras de ficção, produtos do tempo e do contexto histórico. Por isso, podemos usar muitas dessas obras para entender ou mergulhar um pouco mais em algumas culturas diferentes das nossas e daquelas mais próximas.

Pensando nisso, Splash listou 6 obras audiovisuais que podem ajudar a compreender a relação entre Rússia e Ucrânia, e a realidade nas regiões em conflito.

'Winter on Fire: Ukraine's Fight for Freedom' (2015)

O documentário do diretor Evgeny Afineveesky, que recentemente lançou um novo documentário sobre o Papa Francisco, acompanha o que começou como uma manifestação pacífica de estudantes entre 2013 e 2014, na praça central de Kiev, demonstrando apoio à integração com a Europa ocidental.

Logo, o protesto se transformou em 93 dias de lutas violentas, depois que o então governo de Viktor Yanukovych decidiu estreitar laços com Putin, e a população começou a pedir para que ele deixasse o cargo.

O filme da Netflix chegou a ser indicado ao Oscar de melhor documentário, em 2016.

'Chernobyl' (2019)

A série da HBO que fez sucesso em 2019 conta como aconteceu a explosão na Usina Nuclear de Chernobyl, em 1986 na Ucrânia, e como o governo tentou controlar os danos naturais e conduzir as investigações. Assinada por Craig Mazin, a atração explica justamente como a burocracia do governo russo tentou camuflar os reais impactos causados pela tragédia, e os riscos ofertados pelos níveis de radiação liberados.

'Chernobyl': série de 2019 conta como governo russo tentou encobrir os estragos do acidente nuclear nº 4 - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
'Chernobyl': série de 2019 conta como governo russo tentou encobrir os estragos do acidente nuclear nº 4
Imagem: Divulgação/HBO

Bastante premiada no Emmy 2019 nas categorias de melhor série limitada, "Chernobyl" incomodou o governo russo. A TV estatal chegou a anunciar que produziria sua própria versão da história, que seria, supostamente, "mais realista".

'Ponte dos Espiões' (2015)

'Ponte dos Espiões', estrelado por Tom Hanks, se passa durante a Guerra Fria e aborda os conflitos de interesses entre Estados Unidos e URSS - Reprodução - Reprodução
'Ponte dos Espiões', estrelado por Tom Hanks, se passa durante a Guerra Fria e aborda os conflitos de interesses entre Estados Unidos e URSS
Imagem: Reprodução

Dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Hanks e Mark Rylance, o filme se passa durante a Guerra Fria. Na história, a União Soviética consegue capturar um piloto norte-americano, e a única esperança deste homem é o advogado James Donovan. Sem experiência, Donovan é recrutado para defender um espião russo condenado pelos Estados Unidos: a estratégia é trocar um preso pelo outro, sem que os governos dos países se envolvam.

'Donbass' (2018)

Exibido na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes em 2018, este filme se passa na bacia de Donbass, região na divisa entre a Rússia e a Ucrânia que Putin reconheceu como independente.

O longa-metragem do diretor Sergei Loznitsa conta como os efeitos da propaganda e da manipulação afetam a sociedade no meio da guerra híbrida de Donbass, e coloca o espectador dentro da realidade daquela região de forma catártica. "Quando a guerra é chamada de paz, quando propaganda é anunciada como verdade e quando o ódio é declarado como amor, a vida começa a se parecer com a morte", declara a sinopse oficial.

O filme está disponível para aluguel na Reserva Imovision.

'O Pássaro Pintado' (2019)

Coproduzido por República Tcheca, Ucrânia e Eslováquia, "O Pássaro Pintado" é um filme de guerra, que se baseoa no livro homôniomo de Jerzy Kosinski. Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha as desventuras de um menino judeu que acaba vivendo sozinho, perambulando pelo interior entre vilas e fazendas. No caminho, ele acaba encarando de frente a brutalidade e a violência de soldados russos e alemães.

O filme está disponível para aluguel ou compra no YouTube.

'The Earth Is Blue as an Orange' (2020)

Este documentário acompanha a história de Anna, uma mãe-solo morando com os quatro filhos na zona de guerra em Donbass. Enquanto, do lado de fora, bombardeios e violência tomam conta, Anna tenta fazer de sua casa um lugar seguro para os filhos, cheio de vida e luz.

Filme 'The Earth Is Blue as an Orange' conta como uma mãe faz para proteger os filhos em meio a uma zona de guerra - Reprodução - Reprodução
Filme 'The Earth Is Blue as an Orange' conta como uma mãe faz para proteger os filhos em meio a uma zona de guerra
Imagem: Reprodução

O filme foi exibido no Festival de Sundance e no Festival de Berlim, e acumula 19 prêmios entre outros festivais em que circulou —como o de melhor filme, melhor direção e prêmio de melhor filme humanitário.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.