Topo

Prótese de pênis, racismo e rap: a carreira de Mark Wahlberg, de Uncharted

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

21/02/2022 04h00

"Uncharted: Fora do Mapa" chegou recentemente aos cinemas e, estrelado por Tom Holland, é uma das adaptações de videogame mais aguardadas da história. No entanto, o intérprete de Nathan Drake não é o único grande nome no elenco, que conta também com um dos atores mais versáteis de Hollywood, Mark Wahlberg, que vive o parceiro do protagonista, Sully.

Quem conhece Wahlberg interpretando personagens de filmes de ação não imagina que o ator já fez de tudo um pouco em sua carreira. Em uma de suas empreitadas mais comentadas e conhecidas como um artista que topa os mais diferentes papéis, ele usou uma prótese de pênis durante toda a gravação de "Boogie Nights - Prazer Sem Limites" (1997), de Paul Thomas Anderson. No longa, ele viveu o ator pornô Dirk Digglers, inspirado no 'superdotado' da vida real John Holmes.

Segundo foi revelado pela revista Grantland, o ator usava a prótese até mesmo quando não era necessário ou ela não apareceria em tela, apenas para obter reações honestas dos colegas de elenco. O modelo era feito de gesso, com cerca de 30,5 cm e alguns pelos pubianos falsos feitos para combinar com a cor do cabelo de Wahlberg. A atuação do ator chamou a atenção de crítica e público, sendo um de seus trabalhos mais elogiados.

Mark Wahlberg em cena de Boogie Nights - Reprodução - Reprodução
Mark Wahlberg em cena de 'Boogie Nights'
Imagem: Reprodução

Mesmo tendo uma carreira bastante diversificada e respeitada, o ator de 50 anos também já se envolveu em diversas polêmicas.

Drogas e crimes

Nascido em 5 de junho de 1971, em um bairro pobre de Boston, nos Estados Unidos, Mark Wahlberg é o caçula de nove filhos. A mãe era auxiliar de enfermagem, e o pai um motorista que fazia entregas. Quando tinha 11 anos, os pais se divorciaram e, em decorrência de problemas financeiros da família, ele começou a se envolver com drogas.

Ainda adolescente, o artista esteve envolvido em atos racistas, de vandalismo e violência. Aos 15 anos, ameaçou jovens negros e jogou pedras neles. Depois, aos 16, atacou um homem vietnamita: ele bateu com um bastão de maneira que o deixou inconsciente; no mesmo dia, atacou outro vietnimaita com um soco e o deixou cego de um olho. Wahlberg foi sentenciado a dois anos de prisão, mas cumpriu apenas 45 dias.

Aos 21 anos, ele fraturou a mandíbula de um vizinho negro, em um ataque que também foi considerado de caráter racista.

Mark Wahlberg já disse diversas vezes se arrepender dos crimes cometidos e alega que em sua maioria ele estava sob o uso de drogas.

Passagem na música

Antes de ser ator, Wahlberg ficou conhecido por ser rapper. Ele começou a fazer sucesso por ser o irmão mais novo de Donnie Wahlberg, da banda New Kids on the Block. O próprio Mark fez parte da boy band por um tempo, mas saiu depois de poucos meses.

Com ajuda do irmão, o então cantor conseguiu um contrato com uma gravadora e formou a Marky Mark and the Funky Bunch. O primeiro hit da banda foi "Good Vibrations", single do álbum "Music for the People".

No entanto, foi como ator que ele começou a ganhar fama mundial.

Carreira nas telas

Wahlberg começou em 1993, em "O Substituto" e, depois, em "Um Novo Homem" (1994), "Um Grito de Revolta" (1996) e "Medo" (1996). Até que, em 1997, foi chamado para estrelar "Boogie Nights - Prazer sem Limites", quando sua carreira foi alavancada.

Ele também esteve em títulos como "Tiro e Queda" (1998), "Planeta dos Macacos" (2001), "Uma Saída de Mestre" (2003), "Os Infiltrados" (2006), "Fim dos Tempos" (2008), "Um Olhar do Paraíso" (2009), "Ted" (2012), "Sem Dor, Sem Ganho" (2013), "Transformers: A Era da Extinção" (2014) e "Troco em Dobro" (2020).

Em 2021, o artista se preparava para um de seus próximos filmes, "Father Stu", e precisou ingerir 11 mil calorias para ganhar peso e se encaixar no personagem do ex-pugilista Stuart Long. O longa está previsto para ser lançado ainda este ano. Enquanto isso, ele estrela "Uncharted: Fora do Mapa", já em cartaz nos cinemas.