Topo

Ana Beatriz Nogueira sobre esclerose: 'Urgência de não perder tempo'

Ana Beatriz Nogueira - João Cotta/TV Globo
Ana Beatriz Nogueira Imagem: João Cotta/TV Globo

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

05/01/2022 07h31

Ana Beatriz Nogueira vivia os melhores anos - segundo a própria atriz -, quando foi diagnosticada com uma forma branda de esclerose múltipla, em 2009. A confirmação aconteceu em meio às gravações de "Caminho das Índias" e enquanto também dirigia um show com a cantora Zélia Duncan. Atualmente, a artista leva o tratamento a sério e diz que até esquece de sua própria condição.

Mesmo que esteja tudo bem hoje em dia, a descoberta do problema de saúde abalou Ana Beatriz. "Aquele vinha sendo um dos anos mais felizes da minha vida, em todos os departamentos. E recebi o diagnóstico. Até entender que berimbau não é flauta, você sofre. Foi um sofrimento por falta de informação. As pessoas se assustam com o nome, mas esclerose quer dizer inflamação. É uma doença cognitiva, mas sou obediente no tratamento", garante, em entrevista ao jornal O Globo.

A atriz explica em que estágio está sua doença: "Depois de surtos cognitivos iniciais, nesses 12 anos não tive nada. (...) Fiquei mais rápida. Me trouxe uma urgência de não perder tempo com bobagem".

Saudades do cinema

No bate-papo, Ana Beatriz Nogueira também revela sentir falta de bons convites para o cinema. Seu último trabalho nas telonas foi em "Mulheres do Brasil", de 2006. "Eu não abandonei o cinema, o cinema que me abandonou (risos). Fiz muita participação especial que depois o diretor tirou, e tirou na razão dele, claro. Mas parei de fazer por falta de convites interessantes", assume.