Topo

SBT critica fake news sobre vacina após âncora ter mal súbito ao vivo

Rafael Silva desmaiou durante o "Alterosa Alerta", da TV Alterosa. - Reprodução/TV Alterosa
Rafael Silva desmaiou durante o "Alterosa Alerta", da TV Alterosa. Imagem: Reprodução/TV Alterosa

De Splash, em São Paulo

04/01/2022 11h06Atualizada em 04/01/2022 11h31

Rafael Silva, apresentador que desmaiou ao vivo após sofrer um mal súbito foi vítima de fake news que relacionaram seu quadro de saúde à terceira dose da vacinação contra a covid-19.

Em live realizada na manhã de hoje no Facebook, a TV Alterosa, rede afiliada do SBT em Minas Gerais, informou que o jornalista apresentou melhora, foi extubado e pode ter uma doença cardíaca congênita.

"Rafael Silva está melhorando. A gente conversou com a família, que disse que ele foi extubado. Está consciente e falando. Conversou com a mãe, irmão... Inclusive pediu para ir ao banheiro. A recuperação é a melhor possível. Estamos muito feliz com essa notícia", disse o apresentador Kadu Lopes.

A família conversou com os médicos. Muito foi divulgado nas redes sociais, muitas fake news. Segundo especialistas da nossa região, eles descartaram a questão da 3ª dose. Muita gente maldosa fazendo politicagem em cima da vacinação e da vacina que ele tomou recentemente. Kadu Lopes

"A suspeita é que Rafael tenha uma doença cardíaca congênita. Segundo o médico, ele pode ter nascido com esse problema e ninguém tinha identificado", revelou o apresentador, que disse que Rafael deve sair da CTI do Hospital Humanitas em um ou dois dias e ir para o quarto comum.

Cantor Maurílio também foi vítima de fake news sobre vacina

O cantor Maurílio, segunda voz de Luiza, morreu na última quarta-feira (29) aos 28 anos, em decorrência de um tromboembolismo pulmonar que levou a três paradas cardíacas após passar mal na gravação de um DVD. Ele estava internado em Goiânia desde 15 de dezembro e, no dia seguinte, foi vítima de fake news.

Mesmo com ausência de provas da relação entre a vacina contra a covid-19 e o quadro que Maurílio se encontrava, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fez uma publicação em seu Twitter associando de maneira errônea o imunizante e a hospitalização cantor, que já estava vacinado com as duas doses.

O parlamentar publicou um print da foto tirada pelo cantor quando se vacinou com a segunda dose da vacina contra a covid, em 17 de novembro, e outra com a notícia de que o artista havia sofrido parada cardíaca.

No entanto, como foi revelado pelo UOL Confere, Maurílio foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar, uma complicação da trombose na região do pulmão, quadro para o qual o artista já tinha predisposição genética.

Além disso, não há comprovação alguma de que a vacina tenha ocasionado as complicações.

Cantor sertanejo Maurílio, da dupla com Luíza, morre aos 28 anos em Goiânia