Topo

David Gulpilil, de 'The Leftlovers' e 'Crocodilo Dundee', morre aos 68 anos

David Gulpilil morreu após lutar contra um câncer de pulmão - Reprodução
David Gulpilil morreu após lutar contra um câncer de pulmão Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em São Paulo

29/11/2021 11h34Atualizada em 29/11/2021 11h35

David Gulpilil, ator australiano conhecido por sua longa carreira no entretenimento, morreu durante o fim de semana. Ele tinha 68 anos, e sofria de câncer de pulmão desde 2017.

O primeiro-ministro da Austrália do Sul, Steven Marshall, prestou uma homenagem ao ator em um comunicado emitido poucas horas após a confirmação da morte do artista. "É com profunda tristeza que compartilho com o povo da Austrália do Sul o falecimento de um artista icônico e único que moldou a história do cinema australiano e da representação aborígine na tela - David Gulpilil Ridjimiraril Dalaithngu (AM)", começou o texto reproduzido pelo "Daily Mail".

Em seguida, lembrou das origens indígenas do ator. "David Gulpilil era do clã Mandhalpingu do povo YolNGu e foi criado da maneira tradicional na terra de Arnhem. Nos últimos anos, ele morou na Ponte Murray. Ele era irmão, filho, amigo, pai, avô e marido. Ator, dançarino, cantor e pintor, ele também foi um dos maiores artistas que a Austrália já viu".

David Gulpilil construiu sua carreira por mais de 50 anos em trabalhos em filmes e séries, tornando-se uma celebridade respeitada na Austrália. Entre as produções mais famosas onde trabalhou estão "Os Eleitos: Onde o Futuro Começa" (1983), Crocodilo Dundee (1986), Austrália (2008) e, mais recentemente, interpretou Christopher Sunday na série "The Leftlovers".

Seu último trabalho foi em 2019, no filme "Amigos Para Sempre", onde atuou ao lado de Geoffrey Rush e Jai Courtney.