PUBLICIDADE
Topo

Chico César sofre racismo em programa de rádio na Paraíba

Chico César foi alvo de comentários racistas em programa na Paraíba - Acervo da Casa do Béradêo
Chico César foi alvo de comentários racistas em programa na Paraíba Imagem: Acervo da Casa do Béradêo

De Splash, em São Paulo

16/11/2021 18h37Atualizada em 16/11/2021 19h33

Chico César foi alvo de comentários racistas durante o programa "Fala Conde", produzido na cidade de Conde, Paraíba. O cantor foi chamado de "negrinho" e "praga" em um comentário do apresentador Byra de Jacumã.

Acabaram com nosso carnaval, que era nosso cartão postal. Fizeram um carnaval para eles. Era aquele negrinho tocando violão nu, como era o nome dele, de Catolé do Rocha? Esqueci o nome daquela praga, ninguém se lembra mais dele. Deixa para lá.
Byra de Jacumã no programa 'Fala Conde'

Na sequência, Byra de Jacumã disse que se referiu ao cantor Chico César ao ser perguntado por Renato Vieira, outro apresentador da atração.

A fala do apresentador foi questionada por fãs do artista no Twitter. "Chico sofreu um preconceito criminoso e cruel. É simplesmente um dos melhores cantores e compositores do Brasil", afirmou um dos admiradores em publicação no Twitter.

Chico César não se posicionou sobre o episódio nas redes sociais. Byra de Jacumã postou um vídeo no Instagram pedindo desculpas e afirmando estar "envergonhado" após o comentário.

"Em um momento onde o mundo todo incrimina o racismo, eu sofro racismo constantemente na minha vida pessoal, profissional e não poderia ter agido dessa forma. [...] Gostaria muito de pedir desculpas e dizer que isso jamais vai se repetir", disse Byra.

A prefeitura de Conde também divulgou uma posição oficial para indicar que o programa não tem vínculo com a gestão municipal. Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Conde vem, através desta, esclarecer que o programa 'Fala, Conde' é uma produção independente, sem vinculação institucional com a gestão municipal. Desta feita, não pode ser responsabilizada ou ter atrelada a sua imagem a qualquer comentário, ou opinião que por ventura seja feito no referido meio de comunicação. Isto posto, é importante deixar claro que a gestão municipal repudia e não compactua com quaisquer atos discriminatórios, nem muito menos de racismo. Nesse sentido, tem inclusive adotado políticas públicas para diminuir o histórico fosso de desigualdade infelizmente ainda existente em nosso país. A prefeitura de Conde aproveita o ensejo para reafirmar o seu compromisso com o desenvolvimento da cidade para garantir ações e projetos que melhorem a qualidade de vida da população condense.