Topo

Atriz de 'Eternos' conta como surdez influenciou as gravações do filme

Lauren Ridloff é a primeira atriz surda em uma produção da Marvel - Sophie Mutevelian /Marvel Studios/Divulgação
Lauren Ridloff é a primeira atriz surda em uma produção da Marvel Imagem: Sophie Mutevelian /Marvel Studios/Divulgação

De Splash, em São Paulo

03/11/2021 16h06Atualizada em 03/11/2021 17h00

Lauren Ridloff, a Makkari de "Eternos" é a primeira pessoa surda a atuar em um filme da Marvel. A artista de 43 anos trabalhou por muitos anos como professora até iniciar na carreira de atriz, tendo atuado antes em "The Walking Dead" e "Sound of Metal".

Em entrevista à "Variety", Ridloff contou que se sentiu frustrada por não olhar para câmera em uma cena, já que não ouviu a diretora Chloé Zhao gritando "ação!". Angelina Jolie, então, sugeriu que um membro da equipe usasse um apontador laser para sinalizar quando a cena estava começando, uma prática que Ridloff adotou imediatamente em todos os projetos em que trabalhou desde então.

"É realmente inestimável para o meu trabalho agora", diz ela. "Sempre que vou filmar 'The Walking Dead', uso uma caneta laser. Quando a câmera começa a rodar, o intérprete apenas move a caneta laser em um círculo e, em seguida, ela desaparece, então eu sei que é quando estamos gravando".

Quando Lauren Ridloff viu "Eternos" pela primeira vez em uma exibição especial no estúdio da Disney em outubro, a atriz começou a chorar antes mesmo do filme começar.

Parecia que era uma vida inteira de espera. Eu realmente não vi ninguém como eu jamais representado na tela. Finalmente ver Makkari aparecer na tela - uau," ela diz. "Foi definitivamente uma mudança de vida. E espero que isso tenha o mesmo impacto em diferentes comunidades, pessoas que foram marginalizadas ou estão sub-representadas nesta indústria. Lauren Ridloff

Ridloff interpreta Makkari, um dos dez Eternos que chegaram à Terra há 7.000 anos no início da civilização para ajudar a humanidade a progredir e protegê-la contra criaturas monstruosas chamadas Deviants.

Nos quadrinhos, Makkari é um homem branco ouvinte, mas desde a concepção inicial do filme, o executivo da Marvel Studios, Nate Moore, viu "Eternos" como uma oportunidade de ampliar o espectro demográfico do MCU, reimaginando vários personagens além do padrão branco, heterossexual, modelo masculino cisgênero.

Perguntada sobre a "falta" de explicação de porque Makkari é surda, a atriz pontuou: "O que eu mais amo em Chloé e neste filme é que há diversidade na tela, sem que isso se torne o ponto principal da história. Apenas isso. É como o mundo real. Acho que foi isso que foi tão emocionante ver, pessoas que eram simplesmente diferentes. Eles têm interesses diferentes e habilidades diferentes".