Topo

Armeira de 'Rust' diz não saber como surgiu munição de arma de Baldwin

De Splash, em São Paulo

29/10/2021 09h34Atualizada em 29/10/2021 18h49

A profissional responsável pelo manejo de armas no filme "Rust", Hannah Gutierrez-Reed, afirma estar sendo "falsamente retratada" sobre os relatos do acidente no set que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchin, disse o advogado dela à emissora NBC News.

O tiro, disparado por Alec Baldwin, matou a diretora e atingiu o diretor Joel Souza no ombro na semana passada.

Por meio do seu advogado, Jason Bowles, Hannah disse estar sendo alvos de "inverdades que a caluniam" sempre prezar pela segurança nas filmagens e não sabe como surgiu a munição que estava na arma de Baldwin.

O ator disparou uma pistola Colt carregada com uma bala de chumbo, segundo as autoridades de Santa Fé, no Novo México.

A segurança é a prioridade número um de Hannah no set. Em última análise, este set nunca teria sido comprometido se a munição real não fosse introduzida. Hannah não tem ideia de onde vieram os projéteis reais. Ela e o chefe de adereços ganharam controle sobre as armas e ela nunca testemunhou ninguém atirando ao vivo com essas armas e nem ela permitiria isso. Jason Bowles, advogado de Hannah

As autoridades estão com a arma usada no incidente, segundo o xerife de Santa Fé, Adan Mendoza.

Ontem, ele afirmou que as declarações dadas por Hannah não são precisas e que foi uma munição de verdade que feriu Joel Souza e matou Halyna Hutchins, de acordo com a Fox News.

Rust - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Elenco de "Rust" no rancho em Novo México, nos Estados Unidos
Imagem: Reprodução/Instagram

O advogado de Hannah afirma que os equipamentos ficavam em um espaço restrito e protegido e que ela teria pedido melhores condições no set.

A declaração ainda fala de "disparo acidental" que teria ocorrido duas vezes antes e que nenhum era sob responsabilidade de Hannah.

Eles eram trancados todas as noites e na hora do almoço e não havia como um único deles ter desaparecido. [...] Hannah foi contratada para dois cargos neste filme, o que tornou extremamente difícil se concentrar em seu trabalho como armeira.. Ela lutou por treinamento, dias para manter as armas e em tempo adequado para se preparar para o tiroteio, mas foi derrotada pela produção e seu departamento. Todo o conjunto de produção tornou-se inseguro devido a vários fatores, incluindo a falta de reuniões de segurança Jason Bowles, advogado de Hannah

Segundo o Sky News, Hannah ainda expressou sua tristeza pela morte de Halyna Hutchins mandando condolências aos familiares e dizendo que Halyna "era uma mulher inspiradora no cinema que Hannah admirava".

As gravações do filme estão suspensas até o final das investigações.

'Vingadores', 'Deadpool' e outras gravações que já tiveram acidentes fatais