Topo

Zélia Duncan reage a fake news de Alexandre Garcia e cobra providências

Zélia Duncan criticou a CNN Brasil por manter Alexandre Garcia entre os contratados - Moacyr Góes
Zélia Duncan criticou a CNN Brasil por manter Alexandre Garcia entre os contratados Imagem: Moacyr Góes

Colaboração para o Splash, em São Paulo

20/08/2021 16h03Atualizada em 20/08/2021 17h56

A fala negacionista do comentarista Alexandre Garcia, da CNN Brasil, vem sendo repercutida nas redes sociais. Em declaração feita no quadro "Liberdade de Opinião", o ex-jornalista da Globo afirmou que jovens não precisam de vacina contra a covid-19.

Pelo Twitter, a cantora Zélia Duncan se manifestou contra o argumento de Garcia e cobrou um posicionamento: "Por que uma emissora tem em seus quadros um negacionista irresponsável, hein, CNN Brasil?", questionou a artista, recebendo apoio de vários seguidores nas respostas.

A fala de Garcia teve que ser desmentida pela apresentadora Elisa Veeck, do jornal "Novo Dia". Ela apresentou dados alarmantes e reais sobre as mortes de jovens e crianças em razão da covid-19. As vacinas, cientificamente comprovado, reduzem as possibilidades de um quadro se agravar e chegar a óbito, de acordo com suas eficácias.

Para esclarecer esse tema, nós da CNN Brasil procuramos o infectologista e também diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri. Segundo o médico, a medida que se previne mortes em adultos e idosos, os casos de hospitalização com formas graves serão entre os não vacinados. Ou seja, a proporção maior de casos graves irá acometer as pessoas que não tomaram a vacina.

Não é a primeira vez que Alexandre Garcia, notório defensor do governo de Jair Bolsonaro (sem partido-RJ), usa seu espaço na CNN Brasil para desinformar e divulgar fake news.

Em 27 de julho do ano passado, primeiro dia do quadro, Garcia fez apologia do remédio cloroquina dizendo que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) "é a comprovação científica de que o uso da hidroxicloroquina dá certo". Já está cientificamente provado que o remédio não tem nenhuma eficácia no tratamento contra a covid-19.

No mês seguinte, o veterano causou mal-estar e gerou desentendimentos ao vivo com o apresentador Rafael Colombo devido a suas posições em defesa do remédio ineficaz. O apresentador do jornal refutou os argumentos de Garcia e lembrou da morte do amigo e colega José Paulo de Andrade, da rádio Bandeirantes, vítima da covid-19.