Topo

Michael Jackson teve participação recusada em 'O Corcunda de Notre Dame'

Michael Jackson, em show de 1986, em Nova York - Kevin Mazur/WireImage/Getty
Michael Jackson, em show de 1986, em Nova York Imagem: Kevin Mazur/WireImage/Getty

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/06/2021 13h31

O eterno rei do pop, Michael Jackson, teria sido recusado pela Disney para participar da trilha sonora do filme "O Corcunda de Notre Dame". Na época, o cantor estava sendo acusado de abuso sexual infantil.

A afirmação foi feita por Alan Menken, responsável pelas composições do longa-metragem de 1996. Em uma entrevista ao site Slash Film, Alan contou que conheceu Michael quando estava procurando por um artista famoso para a canção "A Whole New World", do filme "Aladdin" (1992).

Apesar de Michael Jackson não ter realizado a gravação para "Aladdin", um ano depois, quando estava se separando de Lisa Marie Presley e sendo acusado dos abusos, seu assistente ligou para Menken para falar sobre uma possível participação em "O Corcunda de Notre Dame":

"Recebi uma ligação do assistente de Michael, quando [o cantor] estava no Hotel Four Seasons Hotel em Nova York, do nada. Ele tinha alegações sobre comportamento inapropriado com crianças menores de idade e o rompimento com Lisa Marie Presley. Ele estava tentando mudar de assunto. E ele obviamente amava muito a Disney. Então mencionei o 'Corcunda'. Ele disse que adoraria vir ao meu estúdio, assistir ao filme e falar sobre ele. Então, entramos em contato com a Disney Animation. Eles disseram: 'Encontre-se com ele! Se ele gosta... bem, veja o que ele diz'", relembrou Alan.

O músico, então, apresentou três canções ao rei do pop: "Out There", "God Help the Outcasts" e "Someday":

"Michael disse: 'Eu gostaria de produzir as músicas e gravar algumas delas'. Uau. Ok. O que fazemos agora? Michael foi embora. Entramos em contato com a Disney. Foi como se alguém jogasse um atiçador quente em uma tigela frágil com explosivos. [Eles responderam:] 'Hum, entraremos em contato com você sobre isso'", contou Alan, que continuou:

"Como era de se esperar, a resposta veio: 'A Disney não quer fazer isso com Michael Jackson'. Eu disse: 'Ok, alguém poderia dizer isso a ele?'. Ficou um silêncio; não houve resposta e ninguém [disse a ele]. Coube ao meu falecido empresário, Scott Shukat, contar a Michael ou ao advogado de Michael", finalizou.

Michael Jackson, que faleceu em 25 de junho de 2009 após sofrer uma parada cardíaca em sua mansão em Los Angeles, na Califórnia, já foi recusado por outro filme.

A produtora Lauren Shuler Donner contou em uma entrevista ao The Hollywood Reporter que o cantor havia pedido ao diretor Bryan Singer para interpretar o professor Charles Xavier em "X-Men: O Filme" (2000), porém, também foi recusado. O personagem acabou sendo interpretado pelo ator Patrick Stewart.

"Eu disse a ele: 'Sabia que o Xavier é um cara branco mais velho?' E o Michael disse: 'Ah sim. Sabe, eu posso usar maquiagem'", disse Lauren na ocasião.