Topo

Grupo de pagode sul-coreano faz 1ª música autoral e planeja disco

Sebeen, Wontae e Jundo, do Tell a Tale: pagode em coreano
Sebeen, Wontae e Jundo, do Tell a Tale: pagode em coreano
Reprodução/Instagram Tell a Tale

De Splash, em Santos

24/05/2021 04h00

Estava errado quem achou que o flerte de fãs brasileiros com a banda sul-coreana de pagode Tell a Tale acabaria como amor de Carnaval. O trio, após viralizar com covers de grupos nacionais no ano passado, lançou neste mês sua primeira canção original, "Oh! Primavera", e planeja soltar um disco.

O trio de Seul, formado por Jundo (cavaquinho), Wontae (voz) e Sebeen (pandeiro), recebeu elogios pela composição em seu perfil no YouTube, com 77,3 mil inscritos (a maioria brasileiros).

Continua depois da publicidade

"Oh! Primavera":

Uma autoral? Parabéns! Ficou bem brasileira. Posso me imaginar escutando essa música enquanto estou andando na orla da praia ou em um fim de semana.
Fã do grupo, nas redes sociais

Hino ao recomeço

A música tem um trecho em português, mas é cantada em coreano na maior parte. Muita gente pediu tradução.

Wontae, gente boa que é, explicou a Splash o objetivo da letra: falar sobre a superação de momentos difíceis para "ver a vida se movimentar novamente".

A música fala sobre a empolgação com a primavera. Em coreano, 'primavera' significa 'começo' e 'vitalidade'. O inverno passa, e a primavera chega com sonhos, em tempos difíceis.
Wontae, vocalista do Tell a Tale
Continua depois da publicidade

Projetos

Ele conta que a banda planeja soltar um álbum completo de músicas autorais em coreano ainda neste ano, com repertório baseado em samba e pagode, mas aberto a outros estilos musicais.

Para 2022 (sim, os meninos estão cheios de planos!), eles pensam em lançar as músicas também em português.

Reprodução/Instagram Tell a Tale - Reprodução/Instagram Tell a Tale
Os pagodeiros lançarão material próprio em coreano e em português
Imagem: Reprodução/Instagram Tell a Tale
Nunca imaginamos que teríamos tantos fãs no Brasil. Para recompensar o afeto, precisamos praticar e tocar boa música. A língua é uma barreira, mas a música tem algo que a transpõe.
Wontae

Wontae conta que, do ano passado para cá, tem melhorado o português e já entende melhor quando ouve uma música ou vê na televisão um programa na língua de Cartola (cerca de 20% do que é falado).

Reprodução/Instagram Tell a Tale - Reprodução/Instagram Tell a Tale
Wontae, vocalista do Tell a Tale, quer vir ao Brasil com o grupo no pós-pandemia
Imagem: Reprodução/Instagram Tell a Tale
Continua depois da publicidade

Turnê brasileira?

Vir ao Brasil, depois da pandemia, é um sonho para a gangue de três, que, no ano passado, recebeu elogios de músicos como Diogo Nogueira e Mamute, do Grupo Revelação.

Seria uma honra tocar no Brasil, mesmo em um palco minúsculo. Gostaria de conhecer o mestre Arlindo Cruz. Traria algo para ele, como um ginseng, e tocaria para ele com respeito.
Wontae

Wontae, que não é bobo, conta que, se vier ao país, pretende comprar ingressos para shows de seus ídolos brasileiros. E, depois de passear pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, gostaria de esticar os pés nos Lençóis Maranhenses.

Eu fiquei chocado quando vi as fotos no Google. É surreal.
Wontae, sobre a vontade de turistar nos Lençóis Maranhenses