Topo

Por que o príncipe Philip não podia ser chamado de rei? Splash explica!

Príncipe Philip se casou com a rainha Elizabeth 2ª em 1947
Príncipe Philip se casou com a rainha Elizabeth 2ª em 1947
Getty Images

De Splash, em São Paulo

09/04/2021 14h51Atualizada em 10/04/2021 08h01

O Príncipe Philip faleceu hoje, aos 99 anos, e foi casado com a rainha Elizabeth 2ª por 73 anos, sem jamais poder usar o título de Rei do Reino Unido (e de mais 53 países que integram a Commonwealth).

Mas, como é que ele passou mais de 70% de sua vida casado com uma rainha e nunca deixou de ser só um príncipe?

Continua depois da publicidade

Splash explica!

A resposta é: as regras constitucionais da monarquia britânica indicam que, caso uma mulher ocupe o trono do Reino Unido, somente seus descendentes podem ostentar o mais alto título monárquico, seja de rei ou de rainha.

Isso é feito para evitar que a monarquia britânica passe para as mãos da família do noivo.

A rainha-mãe Elizabeth, mãe da Elizabeth 2ª, teve o direito de receber o título de rainha consorte porque o rei de fato era seu marido, Jorge 6º do Reino Unido. Foi ela que veio de outra família.

Continua depois da publicidade

Aliás, ela passou a ser chamada de rainha-mãe quando Jorge 6º morreu e o trono britânico passou para sua filha mais velha, a rainha Elizabeth 2ª, em 1952.

Resumindo: o príncipe Philip, embora fosse primo de terceiro grau da rainha Elizabeth 2ª, não poderia ostentar o título de rei do Reino Unido. Isso colocaria em risco a autonomia da monarquia, que deve sempre estar nas mãos da mesma família.

Curiosidade

Mesmo sem ser um rei, o príncipe Philip recebeu os títulos de Sua Alteza Real e Duque de Edimburgo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que uma versão anterior deste texto afirmava, o príncipe Philip não é irmão de segundo grau da rainha Elizabeth 2ª, mas sim primo de terceiro grau. A informação já foi corrigida.
A versão anterior do texto indicava que a rainha Elizabeth I foi mãe da atual rainha. Porém, a mãe da rainha Elizabeth 2ª foi Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon, também conhecida como a Rainha-Mãe.