PUBLICIDADE
Topo

'Monster Hunter' é tirado de cinemas da China por suposta piada racista

Milla Jovovich em imagem promocional de "Monster Hunter" - Reprodução/Instagram
Milla Jovovich em imagem promocional de 'Monster Hunter' Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

05/12/2020 09h22

O filme "Monster Hunter", estrelado por Milla Jovovich e pela brasileira Nanda Costa, enfureceu espectadores na China e foi retirado de exibição nos cinemas do país no dia seguinte à estreia — tudo por causa de uma cena interpretada como insulto racista pelos chineses.

O momento em questão é um diálogo entre um personagem branco e um chinês, interpretado pelo popular rapper Jin Au-Yeung. Na cena, os dois estão dirigindo juntos quando o personagem de Jin pede para o outro "olhar para os seus joelhos" (em inglês, "knees").

"Que tipo de joelhos são esses?", pergunta o personagem branco, aparentemente repetindo uma brincadeira recorrente entre eles. "São chineses", responde Jin (em inglês, "chi-knees").

Mas por que isso é racista?

O momento, aparentemente inócuo, foi interpretado como referência a uma cantiga infantil que caiu em desuso justamente por suas implicações racistas.

"Chi-nese, Jap-a-nese, dir-ty knees, look at these", diz a cantiga em inglês. Uma tradução parcial seria: "Chineses, japoneses, joelhos sujos, olhem para eles".

Tradicionalmente, o verso era acompanhado por gestos imitando os olhos "puxados" dos povos asiáticos.

Longa pode ser editado

De acordo com a Variety, a polêmica em torno de "Monster Hunter" apareceu na mídia social chinesa após as primeiras sessões do longa no país, à meia-noite da quinta para a sexta-feira. No dia seguinte, a maior parte das sessões do filme já estava cancelada.

A Tencent Pictures, que produziu o longa, mandou mensagem para exibidores prometendo uma nova versão sem a cena acusada de racismo, mas a pressão das redes pode efetivamente impedir que "Monster Hunter" retorne à exibição no país.

A frase "Monster Hunter insulta a China" está entre as mais usadas no Weibo desde a sexta. Até o perfil oficial da liga jovem do partido comunista entrou na história, postando uma imagem que parecia apontar hipocrisia por parte dos produtores norte-americanos do longa.

"Que tipo de joelhos são esses?", dizia o post, junto com a imagem de um policial gigante ajoelhando nas cabeças dos cidadãos na rua. Na própria foto, uma legenda fazia referência ao caso George Floyd: "Vocês conseguem respirar?".

Post da liga jovem do partido comunista critica cena de 'Monster Hunter' - Reprodução/Weibo - Reprodução/Weibo
Post da liga jovem do partido comunista critica cena de 'Monster Hunter'
Imagem: Reprodução/Weibo