Topo

Herança, sonhos e saudade: como família de Gugu enfrentou 1º ano após morte

Gugu Liberato e a mãe, Maria do Céu Reprodução/ Instagram

De Splash, em São Paulo

21/11/2020 04h00

Gugu Liberato morreu há um ano, vítima de um acidente doméstico. Desde então, a história da família Liberato vem ganhando novos capítulos —sendo alguns de sabor amargo e outros de alegria, apesar do luto e da saudade.

A herança

Iniciou-se a disputa pelo espólio do apresentador, que foi parar nos tribunais e não deve terminar tão cedo. Estima-se que ele tenha deixado fortuna de R$ 1 bilhão.

A briga envolve Rose Miriam, mãe dos filhos de Gugu, que tenta provar que mantinha união estável com ele, e a família Liberato.

Rose Miriam abraça o filho João Augusto durante velório do companheiro Gugu Liberato Imagem: Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News

Gugu deixou um testamento feito em 2011, que previa a distribuição da herança entre os filhos e uma menor parte (25%) para os sobrinhos, além de uma pensão vitalícia para a mãe, Maria do Céu.

Rose não foi citada no documento, e aí começa o imbróglio.

Menos de um mês após a morte de Gugu, Rose entrou na Justiça para ser reconhecida como mulher do apresentador e, portanto, ter direito a parte na herança.

Gugu e Rose Miriam com os filhos, João Augusto e as gêmeas Sofia e Marina Imagem: Reprodução/ Instagram

Qualquer mulher no meu lugar faria isso. Está parecendo que é uma briga. Mas não é. Eu tenho todo o direito de me colocar no meu lugar —infelizmente, na condição de viúva.

Rose Miriam, em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo"

Por que Rose não aparece no testamento?

A família de Gugu entende que ela era mãe dos filhos, mas não mulher do apresentador. Ela rebate essa afirmação e, no processo, que corre em segredo de Justiça, mostrou o que seriam provas de que era esposa.

Nunca tive outro homem a não ser ele. Há pessoas que não querem aceitar a minha união estável com Gugu. Nós sempre fomos uma família. Marido e mulher, mãe e pai de três filhos. Só isso.

Rose Miriam, em entrevista ao Jornal "Folha de S.Paulo"

Reviravolta

A briga midiática ganhou novos contornos com o aparecimento de Thiago Salvático, que alega ter vivido um relacionamento com Gugu. Ele também pediu parte na herança, mas depois abriu mão.

O apresentador sempre manteve discrição e nunca falou abertamente sobre a suposta homossexualidade.

Sei muito bem dos meus direitos, mas quero seguir minha vida, meus negócios. Eu sei quem eu fui na vida de Gugu Liberato por oito anos.

Thiago Salvático, em entrevista ao "Notícias Impressionantes", do SBT

Thiago Salvático e Gugu Liberato Imagem: Reprodução/Instagram

Além do espetáculo...

Entrevistas a jornais, revistas, programas de TV. A guerra pela herança de Gugu virou espetáculo. Mas, longe dos holofotes, a família do apresentador só queria seguir a vida.

O filho mais velho, João Augusto, de 19 anos, que mora nos EUA, formou-se na escola.

Quero agradecer à minha família que acreditou em mim e principalmente a meu pai, que sempre me ensinou a correr atrás dos meus sonhos e objetivos na vida.

João Augusto, filho de Gugu Liberato

Em conversa com Splash nesta semana, João disse que está cursando administração e tem planos de voltar a morar no Brasil. Pretende também investir futuramente na carreira de apresentador.

A maior inspiração, claro, vem do pai:

Ele [Gugu] era um comunicador... Não vou dizer perfeito, porque ninguém é perfeito, mas era muito bom.

João Augusto, filho de Gugu Liberato

Sofia também tem o pai como seu grande exemplo, mas não foi na comunicação que ela se encontrou:

"Ele também era muito artístico. Eu pinto e fiz um quadro com ele".

A adolescente de 17 anos tem uma conta no Instagram em que já mostrou algumas de suas obras.

Está no sangue

Marina também é ligada em arte! Segundo a mãe de Gugu, Maria do Céu, ela tem vontade de fazer cinema.

Nesta semana, os filhos do Gugu voltaram ao Brasil pela primeira vez desde o enterro do apresentador. O motivo foi o lançamento da campanha Gugu Vive, de incentivo à doação de órgãos.

O apresentador recebeu diagnóstico de morte cerebral e teve os órgãos doados a mais de 50 pessoas, segundo a família.

O evento reuniu não só os filhos, como também a mãe e a irmã de Gugu e profissionais da saúde, incluindo o médico do apresentador. Maria do Céu se emocionou com as homenagens.

Splash conversou com ela, que disse ter passado por um ano muito difícil.

Mãe de Gugu se emociona no lançamento da campanha #GuguVive Imagem: Manuela Scarpa/Brazil News

Muita saudade. Penso nele todos os dias. Eu ficava muito na casa dele. [O túmulo do Gugu] está muito cuidado. Lindo! Será o aniversário de morte dele. Vai ser muito triste. A gente tenta se conformar. Nem assisto mais a programas de auditório.

Maria do Céu, mãe de Gugu Liberato

Para ter uma ideia do sofrimento de Maria do Céu, é preciso relembrar a forte ligação entre ela e o apresentador —a quem ela carinhosamente chamava de Toninho. No aniversário dela 90 anos, Gugu estava a seu lado, comemorando.

A bondade, a humildade e o caráter de Gugu Liberato foram ressaltados pelos filhos, que pretendem perpetuar o legado do comunicador. João Augusto falou sobre a ausência do pai no dia a dia e das melhores lembranças que tem dele.

Um ano se passou, e queremos nos lembrar dele como uma pessoa generosa, honesta e de bom coração. Nosso dia a dia mudou. É muito difícil. Ele ia bastante aos Estados Unidos, fazíamos caça ao tesouro, íamos ao cinema... E com ele indo embora não fazemos mais isso.

Indicação ao Emmy

Gugu recebeu uma indicação ao Emmy Internacional pelo programa "Canta Comigo", que ele apresentava na Record TV.

Não deixa de ser uma homenagem póstuma a um dos grandes apresentadores do Brasil.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Herança, sonhos e saudade: como família de Gugu enfrentou 1º ano após morte - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade