PUBLICIDADE
Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após erro, "Amor de Mãe" exibirá aviso sobre risco de transmissão da covid

Malu Galli interpreta a socialite Lídia em Amor de Mãe - Globo/Estevam Avellar
Malu Galli interpreta a socialite Lídia em Amor de Mãe Imagem: Globo/Estevam Avellar
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é jornalista desde 1985. Repórter e crítico do UOL, colunista da Folha de S.Paulo, passou por Jornal do Brasil, Estadão, Folha, Lance!, Época, CartaCapital, Glamurama Editora e iG. É autor de "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018).

Colunista do UOL

19/03/2021 16h00Atualizada em 19/03/2021 23h59

A Globo anunciou nesta sexta-feira (19) que vai acrescentar uma cartela, ao final de cada capítulo de "Amor de Mãe", com advertência sobre os riscos de transmissão da covid-19 e um incentivo à população para manter todos os cuidados. A cartela começa a ser exibida hoje.

A decisão ocorreu após a constatação de que os primeiros quatro capítulos da nova fase da novela, exibidos desde segunda-feira (15), reproduziram atitudes que comprometem a prevenção da doença. Como mostrou reportagem do UOL, a novela está desinformando a respeito de um assunto da maior gravidade.

Dois erros maiores foram notados. Primeiro, uma conversa entre Lígia (Malu Galli) e Magno (Juliano Cazarré) trouxe a informação de que, por já terem sido infectados pelo vírus, os dois poderiam ficar sem máscara de proteção em um mesmo ambiente fechado.

Sabe-se, no entanto, que ainda não existem pesquisas que comprovem a garantia de imunidade e não reinfecção por conta dos anticorpos presentes no plasma sanguíneo de pessoas que já tiveram covid-19.

Em nota, a Globo informou: "Quando a novela foi gravada, não havia conhecimento sobre a reinfecção de Covid 19. Hoje, sabemos que ela acontece e, como a novela já foi toda gravada, vamos exibir, ao final do capítulo, uma cartela que esclarece a situação e incentiva que a população mantenha todos os cuidados".

aviso  - Reprodução - Reprodução
Aviso inserido no final do capítulo de "Amor de Mãe" nesta sexta-feira (19)
Imagem: Reprodução

O segundo erro foi a exibição de uma cena em que a enfermeira Betina (Isis Valverde) usa uma máscara não recomendada para profissionais da saúde. Enquanto se arrumava para trabalhar, ela escolheu uma máscara KN95.

Esse modelo não é indicado para o uso hospitalar, como aponta um documento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Nesta semana, inclusive, o Ministério da Saúde causou polêmica ao distribuir máscaras KN95 para profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do combate à covid-19.