Topo

Mauricio Stycer

Thelma não leva em conta debate sobre discriminação racial ao votar em Babu

BBB 20: Entre Rafa e Babu, Thelma escolheu indicar o ator ao paredão neste domingo (12) - Reprodução/Globoplay
BBB 20: Entre Rafa e Babu, Thelma escolheu indicar o ator ao paredão neste domingo (12) Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

13/04/2020 00h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já não é de hoje que muitos espectadores suspeitam haver mais do que antipatia na insistência que tem levado alguns participantes do "BBB 20" a indicarem Babu Santana para o paredão. Preconceito e discriminação racial são palavras muito citadas no Twitter na busca de uma explicação para este gesto repetido.

Por ironia, a oitava indicação do ator ao paredão, um recorde na história do "BBB", foi decidida justamente pela outra participante negra no programa, a médica Thelma.

Entre Rafa e Babu, Thelma escolheu mandar o ator para o paredão. E justificou que, apesar de sentir afinidade por Babu, discordou de posicionamentos dele ao longo do jogo e via muito mais proximidade com o jogo de Rafa desde o início do reality.

Entendo os que esperavam que Thelma protegesse o ator sob o argumento que ele é negro, como ela, e tem sido perseguido por outros participantes. Mas a médica, na minha opinião, não tinha como colocar Rafa no paredão. Seria incoerente. E ela também não tinha elementos suficientes para imaginar que, aqui fora, havia a expectativa que quebrasse este acordo com o grupo das mulheres.

Babu ficou chateado com a justificativa de Thelma. A médica deu a impressão de que votou no ator por ele fazer parte de um outro grupo, o que foi visto como machista ao longo do reality. E ele está certo neste ponto, também. A justificativa de Thelma foi mal formulada. Ela podia ter explicado que havia uma coerência em proteger Rafa, sem precisar criticar Babu.