Topo

Mamma mia! Como fazer polpetone recheado com mussarela ao molho rústico

Salted Caramel

Colaboração para Nossa

19/12/2020 04h00

Uma almôndega gigante, servida com uma generosa camada de molho de tomate e polvilhada com parmesão. No interior, um recheio de mussarela que se esparrama ao corte da faca. Sim, estamos falando do polpetone, receita que conquistou o paladar de milhões de paulistanos e se espalhou pelo Brasil.

Engana-se quem diz que é uma receita típica Italiana. Por lá, o prato tem a forma de bolo de carne — pode levar proteína de boi, frango, embutidos e peixe —, é assado e, às vezes, ganha recheio de legumes ou de ovo.

A versão que conhecemos bem do polpetone, mais especificamente do à parmegiana, foi adaptada e propagada no restaurante Jardim de Napoli, por Antonio Buonerba, o Toninho, morto em junho de 2018.

A receita ganhou fama nacional e diversas adaptações, como a que vamos ensinar no episódio de hoje do Gastronobásico, a série de Nossa que mostra os principais preparos culinários para os cozinheiros de primeira viagem.

Confira o passo a passo no vídeo desta semana e complemente com a receita do molho de tomate caseiro que já ensinamos por aqui: