PUBLICIDADE
Topo

El Calafate: os encantos do destino de férias do ator Reynaldo Gianecchini

Reynaldo Gianecchini em passeio pelo glaciar Perito Moreno - Reprodução/Instagram
Reynaldo Gianecchini em passeio pelo glaciar Perito Moreno Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL

18/01/2020 04h00

El Calafate, na Patagônia Argentina, foi o destino escolhido por Reynaldo Gianecchini para entrar com o pé direito em 2020. É lá, por exemplo, que está abrigada a geleira de Perito Moreno, com deslumbrantes tons de azul.

No Instagram, o ator registrou diversos momentos da viagem de férias e das paisagens geladas (com média anual de 7ºC) e fascinantes da região próxima da fronteira com o Chile.

Área urbana de El Calafate, na Patagônia Argentina - iStock
Área urbana de El Calafate, na Patagônia Argentina
Imagem: iStock

Conheça os principais cartões-postais da localidade:

Perito Moreno

O glaciar Perito Moreno é um dos pontos turísticos mais marcantes de El Calafate - iStock
O glaciar Perito Moreno é um dos pontos turísticos mais marcantes de El Calafate
Imagem: iStock

É a terceira maior extensão de gelo do mundo - só perde para as duas regiões polares - e está rodeada de bosques, de frente para o Lago Argentino. A luz solar que reflete no gelo gera uma variedade incrível de tons de azul no gelo.

A 80 km do centro da cidade, o glaciar faz parte do Parque Nacional Los Glaciares, considerado Patrimônio Mundial da Unesco em 1981.

Gelo caindo em Perito Moreno, em El Calafate, na Patagônia Argentina - iStock
Gelo caindo em Perito Moreno, em El Calafate, na Patagônia Argentina
Imagem: iStock

Outra atração local é o espetáculo da queda de blocos de gelo no Lago Argentino e o estrondo que fascina quem passa por perto.

Para admirar a beleza natural da geleira, o local comporta cinco quilômetros de passarelas para os turistas se aproximarem a uma distância segura.

Entre os passeios está a navegação próxima à geleira e trekking sobre o gelo.

Uma das opções de passeio a pé sai do Porto "Bajo de las sombras", passando por Brazo Rico, para chegar aos glaciares. Depois de colocar grampões nas botas, é feito um mini trekking de 1h30 sobre o gelo para observar de perto as lagoas azuis, as rachaduras e as covas da geleleira. O caminho de volta para nas passarelas para admirar Perito Moreno de frente. Vai lá: o passeio completo dura dez horas e custa R$ 1.165, na Brasileiros em Ushuaia.

Outro tour disponível, o Nativos, é feito em 4x4 pela costa do Lago Argentino com enfoque antropológico passando pelo Acantilado Punta Bonita, onde é possível apreciar a extensão do Lago Argentino e a Cordilheira dos Andes. Também percorre um sítio arqueológico e termina com uma refeição com comida patagônica feita dentro de uma caverna. Vai lá: com três horas de duração, o passeio custa a partir de R$ 487.

El Chaltén

Buenos dias!

A post shared by Reynaldo Gianecchini (@reynaldogianecchini) on

Cidade mais recente da Argentina, fundada em 1985, a localidade não tem nem um quilômetro quadrado de área, com casinhas charmosas, onde se concentrar hotéis, hostels e restaurantes. Ela é o ponto de partida dos viajantes que fazem as trilhas até Fitz Roy e Laguna de Los Tres.

Fitz Roy

Monte Fitz Roy, em Chaltén, em El Calafate - iStock
Monte Fitz Roy, em Chaltén, em El Calafate
Imagem: iStock

Destino de desejo de alpinistas, aventureiros e fotógrafos, a cidade tem 3.375 metros de altura e pico de formato característico, sendo avistado de diversas partes da região.

Apesar de atrair amantes de trekking, há caminhadas também para os turistas menos ousados, que preferem admirar o monte de longe.

Monte Fitz Roy. ?

A post shared by Reynaldo Gianecchini (@reynaldogianecchini) on

Laguna de Los Tres

Fitz Roy, em El Chaltén, na Patagônia Argentina - iStock
Fitz Roy, em El Chaltén, na Patagônia Argentina
Imagem: iStock

A lagoa está localizada na base do Fitz Roy e é considerada o ponto final da trilha de trekking pelo El Calafate.

Rende lindíssimas fotos, como esta feita por Gianecchini:

Laguna de los três!

A post shared by Reynaldo Gianecchini (@reynaldogianecchini) on