Topo

Tours gratuitos a pé revelam os encantos de destinos inusitados pelo mundo

Tours gratuitos a pé são opção para viajantes se encantarem por cidades pelo mundo todo Imagem: Getty Images

Do UOL

23/11/2019 04h00

Vistas panorâmicas de Nova York, bairros de Paris, parques de Buenos Aires ou as belezas de Tóquio. Não é de hoje que os turistas que visitam esses grandes centros contam com opções de tours para explorar e conhecer melhor seus atrativos. E o melhor: muitos deles são gratuitos ou no esquema "pague quanto quiser".

Para alegria dos viajantes, essa modalidade de passeio está chegando, aos poucos, a destinos considerados fora da rota do turismo de massa.

Do Leste Europeu a países menos explorados da Ásia, há a possibilidade de saber mais sobre cultura, história e lugares interessantes que só um morador local poderia indicar.

Conheça alguns dos chamados free walking tours pelo mundo que podem surpreender e te ajudar a planejar a próxima viagem inesquecível:

Baku, Azerbaijão

Construções antigas de Baku, no Azerbaijão, contrastam com as Torres da Chama Imagem: Getty Images

Eleito o melhor tour gratuito na Ásia em 2019, o passeio pelo ex-território soviético revela toda a cultura plural da capital de influência italiana, polonesa e russa.

A caminhada dá destaque especial para a variada arquitetura, que combina palácios antigos e modernos arranha-céus.

Segundo relato de quem já experimentou a opção, tudo é explorado numa combinação entre mitos e verdades em um bate-papo carinhoso em inglês perfeito.

Harare, Zimbábue

Árvores de jacarandá nas ruas de Harare, Zimbábue, enchem os olhos de quem passa pela cidade urbanizada Imagem: Getty Images

Ainda estigmatizado pela ditadura de Robert Mugabe e ofuscado pela preferência de turistas pelos safáris e cenários de esportes radicais no interior do país, o centro administrativo conta, sim, com opções de passeio para quem tem pelo menos três horas por lá.

A visita a prédios e museus da capital contam um pouco não só sobre a cultura local, como a respeito do passado de domínio europeu em todo o continente.

Atenção para as vias cobertas pelas flores dos jacarandás em pleno centro urbano.

Tirana, Albânia

Praça de Skanderbeg. Baía de Efem mesquita, torre do relógio, Plaza Hotel, em Tirana (Albânia) Imagem: Getty Images

O pequeno país está longe de ser o mais popular para quem visita os Balcãs, mas conta com joias arquitetônicas e história dignas de visita. Guias locais, apaixonados pela capital, oferecem aos visitantes um banho de cultura sobre o país, que tem forte influência otomana, grega e romana, italiana. Também apresentam os ares dos novos tempos, com a recente modernização da cidade após uma série de crises políticas e econômicas.

No passeio para pequenos grupos, em inglês, é possível conhecer a Mesquita Et'hem Bey, famosa por seus afrescos, as catedrais católicas e ortodoxas e o Museu de História Natural.

Sofia, Bulgária

Catedral Alexander Nevski, em Sofia, Bulgária Imagem: Getty Images

Na outra margem dos Balcãs, outro caldeirão de história e tours gratuitos para todo tipo de viajante.

Na capital fundada no século 5 a.C. aos pés da montanha Vitosha, é possível conhecer monumentos, igrejas, parques e até florestas a bordo de bicicletas; ou desbravar a região de Boiana em uma caminhada que passa por cachoeira, lago e até mesmo uma igreja do século 10 d.C considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Medellín, Colômbia

Vista aérea da Praça Botero, em Medelín, na Colômbia, e o curioso Palácio da Cultura Rafael Uribe Uribe Imagem: Getty Images

É possível dissociar a cidade de Pablo Escobar da figura do narcotraficante? Nem sempre. Mas é lá que se desenrolam fatos de importância não só para a Colômbia, como para todo o continente.

Um passeio atento e orientado por locais como a Praça Bolívar ou a Botero expõe que, sim, as histórias de violência estão ainda bem presentes na rotina da cidade. Porém, também revela a força para superá-las com arte e simpatia. Durante o trajeto, a população mostra-se cordial e cumprimenta com alegria os grupos de turistas. Os guias não ficam para traz nesse quesito e comandam os tours bem ao estilo paisa (como se identifica a cultura local).

San Salvador, El Salvador

Centro histórico de San Salvador revela construções do tempo em que o país era uma potência do café Imagem: Getty Images

Uma das principais cidades da América Central, a capital salvadorenha é cercada por cenários naturais fascinantes, como vulcões, e conhecida tanto por seu passado glorioso como produtora e exportadora de café como por seus problemas sociais.

Um passeio pelo Centro Histórico, porém, revela muito mais do que o mundo conhece pelos noticiários. Passeios conduzidos em uma mistura de inglês e "maia", segundo os bem-humorados guias, revelam praças e construções impressionantes, além da rica cultura local.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tours gratuitos a pé revelam os encantos de destinos inusitados pelo mundo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Roteiros internacionais