Topo

Conheça Braga, a cidade portuguesa que mais parece um pequeno Brasil

Festival São João, em Braga Imagem: THEGIFT777/Getty Images

Fábia Belém

07/01/2023 10h04

Localizada na região norte de Portugal, a cidade de Braga sempre recebeu turistas brasileiros e acolheu quem chegava do outro lado do Atlântico para morar. No entanto, de uns seis anos para cá, os bracarenses têm assistido a um número cada vez maior de nacionais do Brasil chegando para ficar.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, "nos últimos anos, essa presença [brasileira] cresceu exponencialmente, passou a representar quase 8% da nossa população", destaca.

Há cerca de 15 mil brasileiros vivendo em Braga, que tem quase 200 mil habitantes. Dentre eles, imigrantes de diversas nacionalidades, segundo o presidente da Câmara, posição equivalente à de prefeito no Brasil.

Rui Rio explica que Braga "foi a cidade que mais cresceu na última década, em Portugal, e metade desse crescimento terá sido por força, precisamente, de migrantes que se fixaram no nosso conselho". E foi Inspirado na maior comunidade estrangeira residente na cidade, que o presidente da Câmara Municipal chegou a criar a expressão "Braguil", que ficou conhecida de muitos portugueses.

"Braguil, essa fusão entre Braga e Brasil, que se materializou num crescimento muito significativo, e é um sotaque que se está presente em todas as nossas vivências do cotidiano: quando vamos ao café, quando vamos a um evento cultural, quando vamos ao supermercado. Hoje temos escolas em que um terço de uma turma pode ser de alunos brasileiros", revela.

"Parece que eu tô no Brasil"

A designer gráfica, Ana Cláudia Villaça, e o marido trocaram a cidade do Rio de Janeiro por Braga, há quase cinco anos. "A gente sai na rua e só ouve brasileiros falando. A gente cruza, metade é brasileiro. Outro dia, eu parei pra pensar e falei: 'gente, parece que eu estou no Brasil.'"

Para Ana Cláudia, permanecer em Braga até hoje se deve ao fato de a cidade ter se transformado num "território muito agradável pra gente, pra gente ter os brasileiros, ter as pessoas, e, no meu caso, por ter a família também".

Vista de Braga a partir do Monte Picoto, em Portugal Imagem: trabantos/Getty Images/iStockphoto

De acordo com Ricardo Rio, nos últimos anos, a Câmara Municipal tem observado a chegada de famílias inteiras vindas do Brasil. "As três gerações: os pais, os filhos e os avós para se instalarem em Braga, para aproveitarem a qualidade de vida que a cidade oferece e, obviamente, as novas perspectivas de futuro que aqui querem concretizar."

A carioca Ana Cláudia Villaça não foi a primeira nem a última da família a se mudar para Braga. "A gente veio nessa ordem: primeiro o primo, depois vim eu, depois veio o meu irmão e, por último, veio a irmã."

Brasileira homenageada

Uma das responsáveis por promover a cidade é a brasileira Alexandra Gomide. Mineira de Belo Horizonte, ela se mudou para Braga em 2016. Criou um canal no YouTube chamado "Olhar Brasileiro em Portugal" e fundou a associação "Uai", que atua na integração de brasileiros que chegam para viver na região norte do país, principalmente na cidade de Braga. No mês passado, Alexandra recebeu até uma Medalha de Mérito, atribuída pela Câmara Municipal de Braga.

"Eu fiquei com a categoria prata, que muito me honrou. É uma medalha de reconhecimento pelo trabalho, pelos feitos, pela contribuição ao município, de apoio, de ajuda, de acolhimento, direcionamento à comunidade brasileira que chega aqui em Braga. Então, receber essa medalha do município, que eu abracei como meu, é sem palavras", diz emocionada.

Rua estreita que leva à igreja Santa Cruz em Braga, Portugal Imagem: trabantos/Getty Images/iStockphoto

Segurança, custo de vida mais baixo e oportunidades

No município, Alexandra, Ana Cláudia e muitos outros brasileiros encontram um lugar seguro para viver, quase todas as facilidades que Lisboa e Porto oferecem, e com uma grande diferença: em Braga, o custo de vida é bem mais acessível quando comparado com o das duas maiores cidades portuguesas.

O presidente da Câmara conta que o perfil dos brasileiros que têm se estabelecido no município é bastante diverso. Há quem chega ou para trabalhar em qualquer setor de atividade, como em cafés e restaurantes, ou para fazer cursos de licenciatura ou pós-graduação na Universidade do Minho. Também tem vindo muitos profissionais liberais e investidores.

"Vêm com mais recursos econômicos, com mais capacidade econômica, e se fixam na cidade de Braga para desenvolver as atividades que já tinham ou criar negócios. Tem sido uma integração muito positiva. Eu diria, fundamental. Se não fosse essa comunidade que tem chegado, nós não teríamos conseguido o crescimento econômico que a cidade teve nos anos mais recentes", observa.

Ricardo Rio diz que a Câmara Municipal ainda não tem números sobre a quantidade de projetos executados por brasileiros na cidade, mas assegura que são muitos. "Temos desde pequenos projetos ligados à estética, à gastronomia brasileira, à importação de diversos produtos brasileiros, desde têxtil até produtos naturais, e depois temos investimentos, por exemplo, em projetos mais tecnológicos."

Futebol

Para ajudar essa integração luso-brasileira, em Braga, até o futebol entrou em campo. Foi em 2019, durante a final da Taça Libertadores entre Flamengo e River Plate.

"O jogo foi transmitido em praça pública. E, portanto, tivemos quase uma grande falange de torcedores a assistir ao jogo aqui no centro da cidade, em frente à Câmara Municipal, lembra Rio.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça Braga, a cidade portuguesa que mais parece um pequeno Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade