Topo

Vistos para o Canadá sofrem atrasos e já causam transtornos a viajantes

Viajantes relatam atrasos de mais de dois anos na emissão dos vistos Imagem: Inna Dodor/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

19/08/2022 18h13

O Ministério de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, por meio da representação do governo no Brasil, reconheceu nesta terça (16) que viajantes estão enfrentando dificuldades para emissão de visto de visitante. O órgão ainda se desculpou e explicou o motivo por trás dos atrasos que têm impossibilitado viagens na última hora.

"Isso se deve principalmente aos impactos de longo prazo das interrupções globais de processamento causadas pela pandemia da covid-19 e aos recursos atuais sendo desviados para o processamento de linhas prioritárias, como aplicações de trabalhadores essenciais e a autorização para viagens de emergência Canadá-Ucrânia", justifica o texto.

O Canadá se tornou um dos líderes fora da União Europeia em acolhimento de refugiados ucranianos desde a invasão russa em fevereiro de 2022.

"Entendemos que tempos de processamento mais longos do que o esperado podem ser estressantes e pedimos desculpas pelo inconveniente que isso pode causar. Estamos fazendo o nosso melhor para responder a volumes de solicitações muito maiores do que o normal e estamos trabalhando em novas medidas para resolver esses problemas. Nós apreciamos sua compreensão e paciência".

A @CitImmCanada reconhece que muitos solicitantes de visto de visitante em todo o mundo estão enfrentando atrasos em sua solicitação. Isso se deve principalmente aos impactos de longo prazo das interrupções globais de processamento causadas pela pandemia da COVID-19... pic.twitter.com/K77qmhF98o

-- Canadá no Brasil (@CanadanoBrasil) August 16, 2022

No entanto, a gestão do fluxo de pedidos de visto foi questionada por turistas e imigrantes que têm enfrentado prejuízos devido aos atrasos. "Uma vergonha isso aí! Pra que seguem acomodando novas solicitações? E as pessoas que tiveram que reaplicar por conta do covid [sic] e não foram reembolsadas?", questionou o brasileiro Leandro Estrela no Instagram.

"Por aqui, estou aguardando há mais de 17 semanas", relatou também na rede social, a advogada Luana Freitas, às autoridades canadenses. Já a estilista Beatriz Aleixos queixou-se que o seu processo de emissão de visto segue parado desde março de 2020.

A espera também tem sido motivo de angústia para a brasileira que já é residente no Canadá, Anne Fialho.

As idílicas montanhas de Colúmbia Britânica, no Canadá, compõem uma das paisagens mais desejadas do mundo Imagem: Maxvis/Getty Images/iStockphoto

"Aguardando o visto de visitante da minha mãe. Me candidatei no começo de maio e nada ainda. Estou grávida, prestes a dar à luz e ela não estará aqui para me apoiar emocionalmente no trabalho de parto e me ajudar com a minha filha de cinco anos", lamentou.

Brasileiros precisam de um visto para visitar o Canadá para turismo por até seis meses. A emissão do documento custa 100 dólares canadenses ou cerca de R$ 400. Se o viajante for portador de um visto americano não-imigrante, é possível a entrada por via aérea apenas com a eTA, a autorização eletrônica de viagem, que sai por 7 dólares canadenses ou R$ 27,80.

Sua emissão costuma ser simplificada e a confirmação da emissão é recebida rapidamente por e-mail. No entanto, a Imigração canadenses não ofereceu previsão de normalização das operações de emissão, por isso é melhor só programar uma viagem quando já tiver o documento em mãos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vistos para o Canadá sofrem atrasos e já causam transtornos a viajantes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade