Topo

Consulado dos EUA no Rio elimina fila de vistos de imigrantes da pandemia

Não há mais fila restante da pandemia no Rio de Janeiro para pedidos de vistos para quem quer morar nos EUA  - Ivan-balvan/Getty Images/iStockphoto
Não há mais fila restante da pandemia no Rio de Janeiro para pedidos de vistos para quem quer morar nos EUA Imagem: Ivan-balvan/Getty Images/iStockphoto

De Nossa

19/08/2022 17h40

O Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro anunciou nesta quarta (17) que acabou com a fila de vistos de imigrantes brasileiros pendentes por causa da pandemia de covid-19. Segundo o Departamento de Estado, o acúmulo de pedidos represados foi eliminado em apenas seis meses graças a um esforço extra dos funcionários da representação americana no Brasil.

A Secretária-Assistente de Assuntos Consulares, Rena Bitter, ainda salientou que o feito estabeleceu um novo recorde de processamento de vistos de imigração.

Em visita à Embaixada dos EUA em Brasília nesta quinta (18), ela afirmou que "o time consular do Brasil está no ritmo para superar os níveis de processamento de 2019. Estamos focados em aumentar nossa capacidade para corresponder à demanda por vistos e reduzir a espera".

Bitter ainda informou que a equipe do Consulado paulistano, "através do programa de isenção de entrevistas, reduziu a espera e já emitiu mais de 100 mil vistos de não imigrantes".

Entre os vistos não imigrantes citados pela secretária está o tipo B1/B2, como é chamada oficialmente a categoria de turismo, que atualmente enfrenta enorme represamento de pedidos devido à covid-19.

No início de julho, o tempo de espera para a entrevista que decide a emissão do visto do turista brasileiro no consulado do Rio já atingia 454 dias — cerca de 1 ano e 3 meses — informou à Nossa a AG Immigration Group, escritório de advocacia migratória.

Na ocasião, a Cidade Maravilhosa tinha o posto com a maior fila entre todas as representações diplomáticas dos EUA no Brasil. Em abril, a "coroa" era de São Paulo, que tinha fila de 321 dias ou 11 meses contra 227 dias (cerca de 7 meses e meio) do Rio.

Aeroporto em Chicago, nos EUA: brasileiros sem visto não devem programar viagem - Spencer Platt/Getty Images - Spencer Platt/Getty Images
Aeroporto em Chicago, nos EUA: brasileiros sem visto não devem programar viagem para curto prazo
Imagem: Spencer Platt/Getty Images

Em julho, este número saltou em Sampa para 365 dias, ou 1 ano. Porto Alegre também passou à frente e tem hoje uma espera de 406 dias ou pouco mais de 1 ano e 1 mês. Já a fila em Brasília é de 314 dias (dez meses e meio) e no Recife de 307 dias ou dez meses.

Desde a retomada das atividades consulares em novembro de 2021, com a reabertura das fronteiras dos EUA, o "engarrafamento" pelo documento parece só aumentar. Além do acúmulo de processos já em andamento junto às autoridades americanas paralisados durante a covid-19, o aumento da procura pelo documento pelo turista saudoso de viajar também é um dos motivos para a espera prolongada.

Os EUA são o principal destino turístico dos brasileiros. Há uma relação cultural muito forte entre os dois países. Para quem quer viajar ainda neste ano, porém, a recomendação é aguardar. Não se deve realizar a compra de passagens aéreas ou fazer reservas em hotéis sem antes ter a confirmação de que o visto foi aprovado." Instrui o advogado de imigração Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration.

O visto de turismo corresponde a 92% de todas as solicitações de entrada de brasileiros ao governo americano. Nos cinco primeiros meses de 2022, 319 mil vistos B1/B2 — como é classificado este tipo do documento — foram emitidos. No mesmo período do ano passado, em razão da pandemia, o número foi de apenas 978.