Topo

Seis grandes linhas de cruzeiro passam a embarcar viajantes não vacinados

O navio Norwegian Breakaway', que realiza trajetos de Nova Orleans, nos EUA, a Belize, Honduras e México Imagem: Divulgação

De Nossa

17/08/2022 12h05

Seis grandes linhas de cruzeiros internacionais anunciaram o fim da exigência da vacinação obrigatória de seus passageiros para o embarque a bordo de seus navios, em mais uma onda de flexibilizações de protocolos sanitários após a pandemia de covid-19.

Após eliminar a testagem como requisito para as viagens no início de agosto, a americana Norwegian Cruise Line e suas linhas "irmãs", a Oceania Cruises e a Regent Seven Seas Cruises, deverão liberar as viagens de não vacinados a partir de setembro, assim como Carnival Cruise, Royal Caribbean e Princess Cruises.

Conhecidas de brasileiros principalmente por cruzeiros pelo Caribe, as companhias iniciarão as liberações em etapas, a partir da primeira semana do próximo mês. Em 3 de setembro, a Norwegian, assim como a Oceania e a Regent Seven Seas, abandonarão a cobrança do passaporte da vacina.

No entanto, aqueles com 12 anos ou mais e não vacinados deverão apresentar um PCR ou o teste de antígeno negativo realizado até 72 horas antes do embarque. Já os vacinados seguirão desobrigados de apresentar qualquer resultado de exame, assim como os menores de 12 anos.

Interior da Regent Suite, a maior acomodação do navio Regent Seven Seas Explorer, com 360 m² Imagem: Divulgação/Regent Seven Seas

A Norwegian, no entanto, alerta que protocolos podem mudar caso destino incluam países que cobrem a vacinação ou a testagem, como é o caso atualmente de Canadá, Grécia e das Bermudas. Portanto, o melhor é se informar de antemão antes de viajar — a companhia disponibiliza protocolos específicos por destino em seu site.

A Regent Seven Seas e a Oceania seguirão as mesmas regras da Norwegian a partir do dia 3. Mas, a lista de países que poderão exigir a vacinação ou a testagem inclui, para eles, também as Bahamas.

No dia 5 de setembro, será a vez da Royal Caribbean de relaxar as regras. Cruzeiros que saem de Los Angeles, Galveston, Nova Orleans ou portos europeus não cobrarão a vacinação de seus passageiros. Ainda segundo a companhia, eles trabalham juntos a autoridades caribenhas para que, em breve, possam dispensar o comprovante nestes destinos também.

Carnival Vista, um dos navios da Carnival Cruise Imagem: Reprodução/Carnival Cruise Line

Já a testagem é definida caso a caso, dependendo do porto de origem ou parada. A Royal Caribbean disponibiliza uma lista de protocolos por destino para serem consultados antes da viagem desde a flexibilização dos requisitos de exames pré-embarque para cruzeiros curtos (de cinco noites ou menos) em 8 de agosto.

No dia 6, é a vez da Princess Cruises e da Carnival Cruise. A primeira já recebe viajantes não vacinados, mas simplificou as regras para eles a partir desta data: não vacinados com 5 anos de idade ou mais que têm bilhetes de viagens de 16 dias ou menos terão de enviar eletronicamente para a companhia um resultado negativo em teste do tipo PCR ou teste rápido de antígeno caseiro colhido até três d ias antes do embarque.

Aqueles que têm viagens mais longas, precisarão fazer o mesmo procedimento, mas apenas o PCR ou um teste de antígeno laboratorial serão aceitos. Também a partir do dia 6, seus passageiros vacinados não precisarão mais apresentar exames, informou a companhia à revista Travel and Leisure.

Cruzeiro de volta ao mundo em 180 dias a bordo do Insignia, da Oceania Cruises Imagem: Divulgação

Da mesma forma, a Carnival Cruise abandonou a cobrança do passaporte da vacina em cruzeiros de 16 noites ou menos a partir de 6 de setembro. Para viagens mais longas ou à Austrália, eles devem pedir a autorização da companhia e a isenção à cobrança do documento de antemão — ambos são concedidos caso a caso.

Não vacinados devem apresentar, assim como a outras companhias, exames negativos de covid-19 do tipo antígeno ou PCR realizado até três dias antes da viagem. Vacinados ainda estarão isentos das testagens em cruzeiros curtos, com menos de 16 noites.

No entanto, quem viaja ao Canadá, às Bermudas, à Grécia ou à Austrália — além daqueles que irão encarar viagens mais longas — deverão continuar se submetendo a testes e apresentar resultados negativos para serem aceitos no momento do embarque.

Wonder of the Seas visto desde a ilha privativa da Royal Caribbean nas Bahamas Imagem: Marcel Vincenti

Estas companhias não têm cruzeiros programados para a temporada 2022/2023 com saídas do Brasil, apenas a MSC e a Costa Cruzeiros, que seguem exigindo comprovante de vacinação.

No entanto, no país a entrada por via marítima é permitida, sem a necessidade de testes, apenas para passageiros completamente vacinados contra a covid-19, segundo orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Já no caso de brasileiros ou residentes não vacinados, é preciso apresentar o exame. Estrangeiros não imunizados não recebem autorização para entrar no Brasil. Apesar destas flexibilizações, há companhias de cruzeiros que continuam a exigir a vacinação e a testagem de todos os seus viajantes, independente do status de vacinação. Portanto, é importante se informar antes do embarque.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Seis grandes linhas de cruzeiro passam a embarcar viajantes não vacinados - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade