Topo

Com banheiro que viralizou, Gui e Rafa mudaram apê de 36 m² - e suas vidas

Gui e Rafa começaram com um banheiro-hit e hoje fazem reformas que brilham nas redes Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

07/07/2022 04h00

Subjugados nas reformas, os banheiros ficam por último— diga a verdade: a prioridade é a sala, ou o quarto... mas o banheiro, onde as visitas pouco vão, fica lá à espera de um dia ser renovado. É assim aí? Mas este aqui não. E por isso mesmo ele mudou a vida de Gui e Rafa, casal que é conhecido assim na internet, no @canalguierafa.

Logo que começaram a namorar, há cinco anos, os dois se mudaram de Santos para São Paulo e encontraram essa quitinete de 36 m² no centro da cidade. "Precisávamos dar uma cara nova para o lugar e começamos a fazer projetinhos. Os amigos curtiam muito. Sempre diziam que nas fotos não parecia que era pequeno assim", contam.

Na época, Gui trabalhava com produção de figurino e Rafa com produção de arte, criando clipes para o mercado audiovisual. Nas horas vagas, que eram raras, colocavam em prática as ideias para a casa.

O tempo passou e as pequenas mudanças tomaram uma dimensão maior na internet. "Fazendo dupla jornada, gravávamos de madrugada, cansadaços. Tem vídeos que nos envergonham, mas trazem muita gente ainda", ri Gui.

Abandonaram as 12 horas de trabalho fixo para se dedicarem aos canais que mostravam essa faceta — o YouTube, o Instagram, o Tik Tok e o Pinterest. Após uma aceleração para criadores de conteúdo, focaram nas reformas, pelas quais são reconhecidos hoje.

"Já fizemos algumas para a família, mas como conteúdo para nosso canal mesmo. Nosso trabalho é esse, criar conteúdo. Amamos formatos novos e edição", diz Rafa.

Foi assim que o banheiro virou uma vedete. Mesmo ficando por último na renovação da quitinete, ganhou ares mais modernos entre branco e preto. "Teve 4 milhões de visualizações. Essa viralização nos deu coragem de migrar a carreira para o conteúdo", contam.

Viramos 'os caras do banheiro'. Quando vamos a algum lugar e as pessoas perguntam de onde nos conhecem, já sabemos que é por causa dele".

Imagem: Arquivo pessoal
Imagem: Reprodução/Instagram
Detalhes do banheiro de Gui e Rafa Imagem: Reprodução/Instagram
Detalhes do banheiro de Gui e Rafa Imagem: Arquivo pessoal

Spa na quitinete

Mesmo pequeno, o banheiro ganhou um deque de madeira que pode ser molhado, na área do box. Uma esquadria fina de metal preto, que sai do comum, armário preto que faz um contraponto e acessórios em tom de madeira clara completam o visual.

"Naquele período de pandemia, queríamos transformar o banheiro em um lugar de spa, de relaxamento. É um projeto do qual nos orgulhamos e se tornou o ambiente que mais gostamos em casa", contam.

Agora, estão indo para um apê maior, de 111 m² — e adivinhe por onde começou a reforma? Sim, pelo banheiro.

Dicas do Gui e do Rafa para ter um lar único

Gui e Rafa na sala Imagem: Arquivo pessoal
  • Ouse. "Não tenha medo de cores. Quem mora de aluguel geralmente tem medo de personalizar. Mas quando o contrato finalizar, você precisará pintar de branco mesmo. Às vezes não sabemos quanto tempo ficaremos no aluguel, então coragem! Cor traz vida, energia boa, deixa todo mundo feliz. Comece pintando uma parede e ganhe coragem para mudar tudo."
  • Atenção ao teto. "São superfícies que dão efeito bem diferente, já que a luz reflete ali. Isso preenche muito o ambiente."
  • Iluminação. "As pessoas têm medo de investir em instalar coisas, como armários. Se você tem esse medo, aposte em peças soltas, como luminárias de chão, abajur, que podem trazer cara nova para o ambiente. Faça cenários diferentes de iluminação. Vá diminuindo a luz e fazendo climinhas. É simples e muda tudo."
  • Troque os metais do banheiro. "Isso faz muita diferença! Guarde os anteriores para o fim do contrato e leve os seus embora quando se mudar."
  • Conforto acústico. "Quando chegamos a um apartamento alugado geralmente tem muito eco, já reparou? Adicione tecidos, eles vão trazer aconchego e diminuir essa sensação."

@s que me inspiram

@2lgstudio

"Brincamos que são nossa versão britânica, muito melhores e maiores. Eles têm uma forma de se posicionar na internet mostrando a relação de trabalho e afetiva de um jeito leve e colorido. Os ambientes que criam são muito lindos."

@masquespacio

"Esse estúdio nos inspira muito pela forma como trabalham as texturas, sem medo de ousar. Tentamos beber dessa fonte de misturar materiais fora do comum. Nos inspiramos muito neles - não só para criar ambientes."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com banheiro que viralizou, Gui e Rafa mudaram apê de 36 m² - e suas vidas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade