Topo

Casal aproveitou a pandemia para reformar apê todo com as próprias mãos

Mateus e Karine botaram a mão na massa e transformaram um apê todinho na pandemia - Arquivo Pessoal
Mateus e Karine botaram a mão na massa e transformaram um apê todinho na pandemia Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

30/06/2022 04h00

Quando Karine Cardoso e Mateus Bachi se casaram, há sete anos, foram morar na casa que pertenceu à mãe dele. Construída no fim dos anos 1990, ela exibia os revestimentos que eram moda naquela época e não havia dinheiro para trocar tudo. "Pintamos as paredes e entramos felizes", conta a cabeleireira.

Ao completarem cinco anos de casados, chegou a hora de reformar: demolir paredes, aplicar piso e deixar tudo com a cara deles. Veio então o balde de água fria mundial, a pandemia — que no caso deles, trouxe tempo para fazer com as próprias mãos a reforma. Fecharam o salão e a experiência de Mateus que já havia trabalhado no setor de construção entrou em cena.

Quebrar paredes e instalar piso vinílico não são coisas simples — não faça isso em casa se você não tiver ajuda de um profissional, como a dupla teve, e do sogro de Karine. Com ajuda de um amigo, o revestimento em outra parede foi assentado e em alguns meses de muita dedicação, a casa era outra: clara, renovada, ampla e arejada.

A parte que tínhamos mais medo era o piso e deu certo a colagem. Aproveitamos que não estávamos trabalhando para nos dedicarmos a isso e vivemos das nossas reservas nesse período", lembra Karine.

Tudo veio das referências que ela guardava da internet — e foi assim que ela decidiu compartilhar todo o processo também no perfil @casa.3771. Deu tão certo que hoje, de volta ao salão, ela divide seus dias entre trabalhar de quinta a sábado como cabeleireira e no restante da semana como criadora de conteúdo.

A reforma rendeu ainda um novo propósito: Karine ainda faz faculdade de Design de Interiores.

"Dá um orgulho ter conseguido fazer tudo. Sempre deixamos para depois coisas que pensamos não conseguir, não é? Aprendi que temos capacidade se quisermos. Essa casa nos representa hoje"

Sofá na sala de TV - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sofá na sala de TV
Imagem: Arquivo Pessoal
Sala de estar - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de estar
Imagem: Arquivo Pessoal

Clara como a luz do sol

Sala de jantar - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de jantar
Imagem: Arquivo Pessoal
Quadros na sala da TV - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Quadros na sala da TV
Imagem: Arquivo Pessoal

Protagonista do décor, o estilo escandinavo, que permeou suas ideias, foi personalizado com toques de metal preto. Os materiais naturais surgem nos detalhes, como palha, bambu, madeira clara. "Adoro essa mistura, acredito que ela torne tudo bem aconchegante", conta.

Cozinha - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cozinha
Imagem: Arquivo Pessoal
Banheiro - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Banheiro
Imagem: Arquivo Pessoal

Dicas de Karine para dar personalidade à casa

Karine Cardoso e Mateus Bachi - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Karine Cardoso e Mateus Bachi
Imagem: Arquivo Pessoal
Decoração na cozinha do casal - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Decoração na cozinha do casal
Imagem: Arquivo Pessoal
  • Poupe dinheiro. "Recebo muitas perguntas sobre a reforma. Como colocamos piso, como fizemos a parede. Para quem nunca fez, é preciso pesquisar muito e economizar para isso. Durante a reforma, muitas vezes recusamos algum convite para sair com amigos. Vale a pena poupar e investir para fazer a casa como você quer."
  • Garimpe ideias. "Busque referências para entender do que você gosta, antes de tudo. Geralmente estamos meio perdidos nessa definição. Isso ajudou a definir meu estilo."
  • Preços bons? Pesquise. "A maioria das coisas aqui compramos pela internet. Só materiais de construção que compramos perto por causa do frete."
  • Encontre novos materiais. "Usei E.V.A. para fazer a boiserie na parede e isso viralizou. Acho legal investir em materiais diferentes como o polipropileno, que é mais em conta e possibilita criar coisas diferentes."

@s que me inspiram

@aryhome_

“O jeito que a Ary cuida da casa e as várias coisas que o casal fez junto pelo lugar onde moram me inspiram. Gosto muito desse perfil e me identifico com eles.”

@casadebamba101

“O jeito que a Marcela Laranjeiras leva o perfil, com leveza na vida, são inspiradores. Apesar de ser perfil de decoração, ela faz reflexões sobre a vida e é muito legal ver isso.”