Topo

Tomado pela mata, navio encalhado há 22 anos vira point nas Ilhas Salomão

MS World Discoverer Imagem: Reprodução/Youtube

De Nossa

16/05/2022 04h00

Um navio encalhado há 22 anos na costa das Ilhas Salomão tem encantado viajantes — e quem está em casa, planejando viagens através das redes sociais — após ser "incorporado" pela vegetação local.

O MS World Discoverer, um navio de cruzeiro alemão construído em 1974, viajava pela Sandfly Passage em 30 de abril de 2000 quando ficou preso em um coral submerso. Incapaz de prosseguir viagem com a embarcação danificada, o capitão enviou um pedido de socorro à capital do arquipélago, Honiara.

Uma balsa foi enviada e fez o resgate de todos os passageiros e tripulantes, sem que houvesse algum ferido ou fatalidade. Para evitar seu naufrágio, o capitão conduziu a remoção do navio até a baía Roderick, onde ele foi encalhado, segundo informações do jornal britânico Daily Mail.

Ao longo dos anos, tentativas foram feitas para retirar o Discoverer do local, todas sem sucesso. Estagnado, aos poucos ele foi "engolido" pelo seu entorno. Agora tomado pelo verde, ele se tornou uma espécie de cartão postal inesperado das Ilhas Salomão — que já guarda outras relíquias históricas, como memoriais da Segunda Guerra, onde algumas batalhas sangrentas aconteceram.

Segundo o jornal local Solomon Times, o navio já é uma das grandes estrelas do turismo no Pacífico. Como as ilhas não são um destino muito procurado, locais e visitantes costumam passear nas praias da região para avistar e tirar fotos do navio — que já foi capturado também por drones e pelo Google Earth.

Uma das atividades mais procuradas nas Ilhas Salomão é justamente o mergulho, o que fez das redondezas do Discoverer um ponto de interesse especial para os praticantes. Não à toa, há empresas que oferecem tours ilegais pelo navio, que oferecem imenso risco aos visitantes e por isso devem ser evitados.

Em constante mutação, o interesse pelo Discoverer e sua paisagem só crescem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tomado pela mata, navio encalhado há 22 anos vira point nas Ilhas Salomão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade