Topo

Barra Hope: Navio encalhado faz sucesso como novo 'point fotográfico' no CE

A embarcação chamada "Lagoa Paranaense" está encalhada desde o dia 5 de março - Divulgação
A embarcação chamada "Lagoa Paranaense" está encalhada desde o dia 5 de março Imagem: Divulgação

Camila Mathias

Colaboração para Nossa

12/03/2022 04h00Atualizada em 13/03/2022 16h35

A embarcação "Lagoa Paranaense", encalhada desde a manhã do dia 5 de março na praia da Barra do Ceará, em Fortaleza, virou a nova atração turística da região. Apelidado de "Barra Hope" — em uma alusão a outro navio que encalhou nas areias da cidade, próximo ao Marina Park Hotel, e chamado de "Mara Hope" —, o barco vem atraindo moradores e curiosos.

A empresa dona do veículo, sediada no Rio de Janeiro, informou que aguarda o período de maré alta para que seja possível fazer a remoção. Uma tentativa foi feita no domingo (6), mas falhou. A previsão é de nova investida no dia 18 de março, quando a maré prevista deve atingir até 3 metros.

foto - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
José Juaci Alves diz que viu apenas este navio encalhado na região
Imagem: Arquivo pessoal

Cada vez mais visitantes têm passado no trecho do encalhe, em Barra do Ceará. José Juaci Alves, morador da área, viu a novidade pelas redes sociais e foi com a noiva tirar algumas fotos. "Achei bem legal, apesar de ver sempre grandes barcos, pois moro na Barra do Ceará; mas encalhado, só tinha visto este", ressalta.

O professor de educação física, André Humberto, quis conhecer de perto o navio. "Eu moro a 5 minutos a pé do local, tenho rede social, mas eu só soube pessoalmente. Quando estava caminhando pela praia, fui até o polo e vi de longe e já entendi que se tratava de um barco encalhado", explica.

bbc - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O professor de educação física André Humberto
Imagem: Arquivo pessoal

A Marinha do Brasil informou por nota que, assim que tomou conhecimento do encalhe da embarcação "Lagoa Paranaense", a Capitania dos Portos do Ceará enviou uma equipe de inspeção naval ao local para realizar perícias iniciais. Todos os tripulantes se encontram em bom estado de saúde e um inquérito está sendo instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido.