Topo

A costela virou bolinho! Aprenda a fazer um delicioso petisco com a carne

Bruno Calixto

Colaboração para Nossa

28/11/2021 04h00

Chope e bolinho: essa combinação de boteco brasileiro faz todo mundo enlouquecer. No Bar do Zinho, em Benfica, no Rio de Janeiro, o petisco é preparado com costela e requeijão cremoso e ganha crostinha dourada ao entrar no óleo bem quente.

O sabor é garantido por um preparo que começa bem antes da fritura. Preparada de forma artesanal, a costela no bafo passa 12 horas na marinada de vinho e ervas finas e assa por mais 9 horas. O resultado? Uma carne macia que se desmancha a cada garfada.

Clique na imagem abaixo e confira o passo a passo da receita:

Bolinho de costela

Dificuldade Médio
15 min
Ver receita completa

Zinho Bier e as carnes

O bar foi inaugurado em dezembro de 1998 por dois irmãos. Eles decidiram batizar o endereço combinando o apelido do pai ("Zinho") a uma forma brasileira de falar cerveja em inglês. De beer, ficou "Bier".

Teresa comenta:

Foi o ano em que comecei a cantar, nós temos o mesmo tempo de estrada".

Teresa faz o bolinho de costela do bar de Benfica Imagem: UOL

O boteco conta com uma unidade de delivery na Barra da Tijuca e ocupa uma casa de dois andares em Benfica, onde há churrasqueiros preparando carne na brasa: Tatá do Nascimento e Romildo Severino.

A costela está entre as favoritas da clientela, assim como o novo ribeye cap. Conhecido também sob o nome de capa de bife ancho, é um dos cortes sul-americanos que ganha cada vez mais o coração do churrasqueiro brasileiro, de acordo com Tatá. No menu, há outros clássicos como picanha e o filé à Oswaldo Aranha, típico carioca.

Samba, série e Teresa

O "Botequim da Teresa" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber os lembretes). Em cada episódio, Teresa Cristina recebe um convidado especial e ensina a fazer os petiscos clássicos de alguns do botequins mais famosos do Rio de Janeiro. O programa é uma coprodução de Nossa e MOV, a plataforma de vídeo do UOL.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A costela virou bolinho! Aprenda a fazer um delicioso petisco com a carne - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade