Topo

Petisco de pernil empanado é sucesso em bar do Rio; aprenda a receita

Colaboração para Nossa, do Rio de Janeiro

06/11/2021 04h00

"Um bode bonitão está passando para desejar uma boa semana a todos!" Quem ainda não se viu vai se surpreender com a foto de um bode acompanhada desta legenda numa segundona.

É assim que os irmãos Leo e Emanuella dão as boas-vindas aos dias que vêm pela frente e aos fregueses do seu Bar Bode Cheiroso, no Maracanã, onde um dos petiscos mais desejados (e pedidos) é o Porquinho Bodeou: gurjão de pernil acompanhado de vinagrete de pimenta dedo-de-moça. O quitute foi o prato do dia do programa "Botequim da Teresa", de Nossa.

Teresa Cristina preparou o Porquinho Bodeou para receber Luis Lobianco e Simone Mazzer - Zô Guimarães/UOL - Zô Guimarães/UOL
Teresa Cristina preparou o Porquinho Bodeou para receber Luis Lobianco e Simone Mazzer
Imagem: Zô Guimarães/UOL

"Surgiu na edição de 2016 do Comida di Buteco e ficou e virou carro-chefe", conta Leonardo Braga (o Lelê), neto de Antônio Ribeiro, que fundou a casa em 1945.

O grande segredo do porquinho, segundo Lelê, é na hora de empanar. "Não 'apertar' demais na farinha Panko senão ele cresce muito. Este é o pulo do gato."

porquinho bodeou - Zô Guimarães/UOL - Zô Guimarães/UOL
Imagem: Zô Guimarães/UOL

Ao som de "Silenciar a Mangueira, não", de Monarco, Teresa Cristina prepara o petisco com maestria, servido em seguida aos convidados do episódio da vez: Luís Lobianco e Simone Mazzer

"O pernil já está cortado em tiras, e uma coisa interessante: depois de temperar, esperar o tempero entrar. Não faz logo em seguida não. Dá uma bagunçadinha, tipo CPI", informa Teresa, enquanto ensina o passo a passo da receita, que você vê abaixo.

Chamam a atenção também no Bode Cheiroso a porção de torresmo de barriga (tiras de 10 cm), o jiló recheado com calabresa, o pernil com maionese e um quadro escrito à mão que traz estas e outras opções. Uma marca naquele salão e no Instagram do Bode (@bardobodecheiroso) que bate na casa dos 50 mil seguidores.

Para finalizar, a batidinha de coco da casa é uma iguaria que merece destaque no universo dos botecos cariocas. Administrado pela mesma família desde 1945, o estabelecimento cresceu em nome, mas continua pé-sujo na essência, com sua decoração retrô original. Vai lá: Rua General Canabarro 218, Maracanã, Rio de Janeiro.

Samba, série e Teresa

O "Botequim da Teresa" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 11 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber os lembretes). Em cada episódio, Teresa Cristina recebe um convidado especial e ensina a fazer os petiscos clássicos de alguns do botequins mais famosos do Rio de Janeiro. O programa é uma coprodução de Nossa e MOV, a plataforma de vídeo do UOL.