Topo

De Buda a Freis: Conheça 10 estátuas que são cartões-postais brasileiros

28.ago.2021 - Estátua de Buda maior que o Cristo Redentor (sem o pedestal) é inaugurada em Ibiraçu (ES) Imagem: Divulgação/Governo do Espírito Santo

Caio Santana

De Nossa, em São Paulo

26/09/2021 06h00

Nas últimas semanas, estátuas de grande porte voltaram a ser notícia no país. No fim de agosto, foi inaugurada uma imagem do Buda gigante sentado, localizado, curiosamente, no Espírito Santo. Já em setembro, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro foi palco de polêmica após um padre ser barrado pelo ICMBio, gerando atritos entre a Igreja Católica e o órgão responsável pela conservação do entorno do monumento.

Imponentes, essas obras são emblemáticas porque acabam se confundindo com a identidade do local que as recebem e, claro, impactam o turismo local. Mas há mais em jogo que fotos tradicionais nas redes sociais. Por isso, reunimos curiosidades sobre 10 estátuas que viraram cartões-postais onde foram erguidas. Confira:

1. São Francisco de Assis, Canindé (CE)

A estátua de São Francisco de Assis, também conhecido como São Francisco das Chagas, foi inaugurada em outubro de 2005 na cidade de Canindé, distante 113 km de Fortaleza. Padroeiro da cidade, era a maior imagem sacra do mundo na sua inauguração, com 30,25 metros de altura. O posto foi perdido para uma conterrânea dessa lista.

Estátua gigante de São Francisco das Chagas, em Canindé (CE) Imagem: Beto Macário/UOL

2. Grande Buda de Ibiraçu (ES)

A maior estátua de Buda do ocidente, e segunda maior de um Buda sentado no mundo, recebeu inauguração oficial no dia 28 de agosto. Localizado nas margens da BR-101 em Ibiraçu, no norte capixaba, o monumento pertence ao Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem, o primeiro da América Latina.

Ele possui 35 metros, sendo maior que o Cristo Redentor carioca, que mede 30 metros sem o pedestal. O Grande Buda, aliás, também vai receber um, e deve empatar com a estátua carioca em altura ao chegar aos previstos 38 metros, marca informada pelos administradores a Nossa.

3. Frei Bruno, Joaçaba (SC)

O monumento de Frei Bruno foi inaugurado em 2008, como uma homenagem ao religioso que marcou as pessoas que o conheceram em seus últimos anos de vida, enquanto ele morava na cidade de Joaçaba. Ele possui 37 metros contando com o pedestal e foi construído em isopor pelo artista plástico Cláudio Silva e, então, revestido em fibra de vidro.

Sendo uma das principais atrações turísticas da cidade catarinense, o monumento pode ser visto até mesmo da cidade vizinha Herval d'Oeste. Na sua área inferior, há um museu dedicado ao frei. A visitação ao monumento pode ser feita todos os dias da semana até as 21 horas — nas sextas e sábados, os turistas ganham duas horas a mais de funcionamento.

Monumento Frei Bruno, em Joaçaba (SC) Imagem: Reprodução/ Prefeitura Municipal de Joaçaba (SC)

4. O Cristo Redentor (RJ)

Símbolo do Rio de Janeiro reconhecido em boa parte do mundo, o Cristo carioca foi feito em pedra-sabão. Foi inaugurado em outubro de 1931, há quase 90 anos. Seu aniversário de 50 anos foi celebrado com a presença do Papa João Paulo II. O local foi transformado em Santuário Católico em 2006. No ano seguinte, foi eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno. Tem 38 metros, incluindo seu pedestal de 8 metros.

Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ) Imagem: Carl de Souza/AFP

5. Cristo de Encantado (RS)

Na cidade de Encantado, no Vale do Taquari, um projeto ambicioso teve obras iniciadas em 2019. A proposta promete entregar a maior estátua do Cristo Redentor no Brasil, com 43 metros de altura. Em abril, ela tomou forma e foram instalados os braços e a cabeça do monumento.

O Cristo das terras gaúchas está sendo erguido em uma área próxima à Lagoa de Garibaldi, na mesma cidade, e deve se tornar mais uma atração turística. Quando pronto, os visitantes poderão subir até o peito do monumento, a 34 metros do solo. De lá, terão uma vista privilegiada dos vales e montanhas da região. A construção deve ser concluída no final deste ano.

Estátua de Cristo em Encantado (RS) terá 43 metros Imagem: Divulgação/Associação Amigos do Cristo Protetor

6. Nossa Senhora, no Crato (CE)

A imagem de Nossa Senhora de Fátima no Crato, no Ceará, se destaca e leva emoção aos milhares de fiéis da virgem católica. São 45 metros de altura, superando o Cristo do Rio e também a imagem de Padre Cícero, de 27 metros, localizada na cidade vizinha, Juazeiro do Norte (CE).

Devido à visitação que os cerca de 2 milhões de fiéis realizam anualmente à imagem de Padre Cícero, a estátua de Nossa Senhora em Crato entrou para a rota do turismo religioso de muitos peregrinos e hoje também é um dos maiores pontos de visitação do Cariri. Neste ano, a prefeitura anunciou reforma no complexo, devido ao desgaste que a estátua vem recebendo desde a inauguração, em 2014.

Estátua de Nossa Senhora de Fátima, em Crato (CE) Imagem: Reprodução/ Ariel Gomes/ Governo do Ceará

7. Santa Rita de Cássia, Santa Cruz (RN)

Outra imagem católica gigante, considerada a mais alta estátua sacra do mundo, está localizada no agreste do Rio Grande do Norte. A imagem de Santa Rita de Cássia, na cidade Santa Cruz, mede 56 metros e foi inaugurada em 2010, depois de três anos de obra.

Ao longo de uma década, o turismo religioso passou a mover a economia da cidade. Segundo a Arquidiocese de Natal, as festividades da padroeira, que vão de 13 a 22 de maio, já contaram com uma procissão de 100 mil pessoas.

Estátua de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz (RN) Imagem: Reprodução/ Facebook/ Paróquia Santa Rita de Cássia (RN)

8. O primeiro Cristo Redentor, em São Cristóvão (SE)

Você não leu errado: o primeiro Cristo Redentor do Brasil foi erguido em Sergipe, cinco anos antes que o monumento carioca, em 1926. A obra foi encomendada pelo governo vigente, de 1922 a 1926, ao arquiteto Bellando Belandi e tem 16 metros de altura. Ela faz parte do Patrimônio Histórico, Cultural e Material do Estado de Sergipe.

Primeiro Cristo Redentor do Brasil, em São Cristóvão (SE) Imagem: Reprodução/ Cleverton Ribeiro/ Alese

9. Estátua da Liberdade, Barra Velha (SC)

Santa Catarina volta a se destacar com um monumento gigante, desta vez a estátua da liberdade da Havan, localizada em Barra Velha. Segundo a empresa, a estátua possui 57 metros de altura. Ela foi recentemente reformada, ao longo de oito meses, e foi concluída em julho.

Em maio, uma outra estátua da liberdade da loja na cidade de Capão da Canoa (RS) chamou atenção após cair devido a uma forte ventania, virando meme nas redes sociais. O vento conseguiu derrubar a estrutura que mede 20 metros e pesa três toneladas. Menos de uma semana depois a estátua já estava posta no lugar.

Estátua da Liberdade da Havan de Barra Velha (SC) Imagem: Reprodução/ Facebook/ Havan

10. Coluna de Cristal, no Recife (PE)

Outro monumento não religioso destacado é a Coluna de Cristal, de 32 metros, do movimento armorial, no Marco Zero do Recife, no Bairro do Recife. Localizada no Parque das Esculturas do chamado Recife Antigo, a obra é do artista plástico Francisco Brennand.

Quando inaugurada, a escultura central do parque chamou atenção e causou polêmica. A causa de todo burburinho seria o formato da escultura, apontada como fálica por conservadores. Ano passado, peças do parque foram furtadas, incluindo uma serpente de bronze de cerca de meia tonelada.

Coluna de Cristal, Recife (PE) Imagem: Reprodução/ Axl Nascimento/ TCE-PE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De Buda a Freis: Conheça 10 estátuas que são cartões-postais brasileiros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade