Topo

Instituto abre 1ª fábrica de massas feitas por cozinheiros com Down

Alunas do Instituto UniDown na fábrica adaptada Imagem: Divulgação

De Nossa

22/03/2021 04h00Atualizada em 22/03/2021 08h45

A fim de manter a continuidade projeto que capacita crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down em São Paulo, o Instituto UniDown anunciou a abertura de uma fábrica de massas artesanais, a Vaticana. Trata-se da primeira a ter o quadro de funcionários só com pessoas com a condição genética.

A iniciativa partiu do presidente, Macio Berti, que idealizou, em 2006, a escola de gastronomia voltada para o público. O objetivo da fábrica é arrecadar fundos para o Instituto, que recentemente perdeu apoio financeiro, e ajudar, com uma fonte de renda, as famílias em situação de vulnerabilidade em consequência da pandemia.

Nhoque de batata: R$ 30,00 o quilo Imagem: Divulgação

A fábrica foi montada com a ajuda de empresas, que doaram equipamentos, utensílios, mobiliários e insumos. Alguns acessórios foram desenvolvidos e adaptados para o melhor manuseio dos alunos, como o molde de corte e as bancadas, que são mais baixas e estreitas. Para continuar tocando o projeto, a UniDown está procurando por mais apoiadores.

Marcio e a companheira e voluntária, Gizele Caparroz, fizeram um curso de produção de massas e adaptaram receitas e processos para ensinarem os cozinheiros. As receitas dos molhos que acompanham serão assinadas pela Vovó Palmirinha, representante da comida como afeto.

No dia a dia, a supervisão do trabalho, que segue todas os protocolos de segurança e higiene da OMG, fica por conta de Carlos Lange, masseiro e consultor de gastronomia há mais de 20 anos.

Por conta da atual situação da pandemia, voluntários do projeto ficarão no lugar dos alunos por hora.

Como pedir

Canelone com molho da Vovó Palmirinha Imagem: Divulgação

A partir do dia 1º de abril, massas como lasanha e canelone estarão disponíveis para o público. As encomendas devem ser realizadas via WhatsApp (11) 99257-7352 e telefone (11) 3798-4872. As especialidades são vendidas por quilo, que sai a partir de R$ 38,00, preço cobrado pelo nhoque de batata.

Clientes que se cadastrarem antes da data de abertura receberão desconto de 10% no primeiro pedido .A ideia é que, no futuro próximo, os pratos entrem nas geladeiras de empórios e restaurantes.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Instituto abre 1ª fábrica de massas feitas por cozinheiros com Down - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade