Topo

Casa dos sonhos quase virou pesadelo: "Moramos 6 meses dentro da reforma"

Não ter medo das cores (como o verde na cozinha) é uma das dicas para a hora de decorar Imagem: Gustavo Awad

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

24/09/2020 04h00

Há mais de um ano, do alto de seu apartamento de 64 m², Carmen Regina Cardoso Ribeiro e o marido Fernando Santos Ribeiro sonhavam com uma casa. "Amamos plantas e pets e queríamos mais espaço, nos sentíamos presos", conta. Eis que o dia chegou: a oportunidade de trocar apê por casa se tornou real.

Vale dizer que de vez em quando Meu Apê pede licença pra mostrar casas inspiradoras. Essa é uma delas. O sobrado da década de 1990, com vista para todos os telhados da vizinhança, logo ganhou nome e perfil próprio: @casa.telhado.

Carmen Regina Imagem: Arquivo Pessoal

Ali, Carmen começou a revelar toda a saga desde a reforma até a realização de cada cena, no estilo farm house que o casal ama. Era a vida dos sonhos chegando. "Investimos em um projeto feito pelo escritório Sentido Arquitetura (@sentido_arquitetura). Já as escolhas de revestimentos, decoração e detalhes fizemos nós mesmos. Mas moramos quase seis meses dentro da reforma", ri.

Se hoje ela ri, na época chorou e muito. "Foi uma mudança enorme e isso trouxe incômodos", lembra. O sofrimento ficou no passado. Hoje no insta seu bom humor tempera tudo. Os reviews são cheios de sinceridade e a ruiva é autêntica. Mostra receitas, dá dicas práticas e vive mudando a morada.

Casa para mim é aconchego, conforto, memória, um lugar onde se cria vínculos, onde não usamos máscaras".

Uma nova pessoa

Carmen sentiu as dinâmicas do cotidiano mudarem por estar morando em uma casa Imagem: Arquivo Pessoal
Plantas ajudam a criar o ambiente da decoração do sobrado em que mora com o marido Imagem: Arquivo Pessoal

Morar em casa descortinou sensações antes desconhecidas para Carmen. "Eu me descobri uma pessoa mais alegre, que gosta do calor. Descobri que adoro acordar cedo, aproveitar o sol e liberar os cachorros pro quintal. O que posso dizer para quem quer fazer o mesmo é que a experiência é 100% positiva."

E a segurança?

Sobre os medos que as pessoas geralmente têm da parte "portão para a rua", ela aconselha criar vínculos com os vizinhos, investir em segurança, tecnologia e vigilância. "É uma experiência transformadora e não trocamos por nada. Não nos arrependemos em nenhum momento."

A "nova moradora de casa" relata sobre a sensação de segurança Imagem: Arquivo Pessoal

Advogada, ela divide o tempo entre o expediente no judiciário, as postagens e os cuidados com os três pets e as 27 plantas que habitam a casa. Nos fins de semana tem ajuda de Fernando para as aventuras de transformações.

É assim que o andar de cima vai ganhar um novo piso, mas sem quebra-quebra. Afinal, depois de perrengues como passar uma semana fazendo uma parede de cimento queimado, eles querem renovações mais práticas, sem obras. Por um bom tempo.

Dicas de Carmen para transformar a casa sem dor de cabeça

Decoração da casa de Carmen Regina Imagem: Arquivo Pessoal
Pets de Carmen e do marido, Fernando Imagem: Arquivo Pessoal
  • Tenha prioridades. "Fizemos muitas escolhas que não custam barato, tipo a bancada de quartzo na cozinha. Meu conselho é priorizar o que você quer realmente e deixar o resto pra ir fazendo aos poucos".
  • Tem mil referências e não sabe por onde começar a decorar? Busque ajuda. "Ter um profissional de arquitetura me ajudando foi essencial para frear as vontades de misturar tudo. É como ter um norte, uma direção certa."
  • Não tenha medo de usar cores. "Meu armário da cozinha é verde. É claro que tons neutros são ricos e atemporais, mas as cores alegram muito e não é tão caro usá-las. O armário da lavanderia eu transformei usando adesivo vinílico, que é bem em conta."
  • Se for fazer obra, siga o conselho de quem já viveu todo o estresse: "Obra é perrengue. Não more na casa durante a reforma. Se tiver que morar, saiba que o estresse vem, mas vai passar. Não é pra sempre", ri Carmen.

@s que me inspiram

@casa240

A Cris é uma pessoa supertalentosa, amante de plantas como eu e a casa dela tem tudo que eu gosto, muito verde em volta. Adoro quando ela mostra os pica-paus indo comer mamão na janela da cozinha dela.

@danitoledo_decorityourself

A Dani é a rainha da transformação, tem bom gosto, é alegre. Sinto que temos uma sintonia, sabe? Ela e seus pais botam muito a mão na massa e é incrível ver isso mesmo que por uma telinha.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Casa dos sonhos quase virou pesadelo: "Moramos 6 meses dentro da reforma" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade