Topo

Tours virtuais exploram as Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Petra, na Jordânia, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno que podem ser exploradas virtualmente Imagem: Alex Vasey/Unsplash

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

22/05/2020 04h00

Conhecer as Sete Maravilhas do Mundo Moderno faz parte da lista de objetivos de muitos viajantes. Mas, nesta época de pandemia, como é possível realizar este sonho?

Enquanto as viagens globais não são retomadas, o Coliseu de Roma, a Grande Muralha da China, o Cristo Redentor, os sítios arqueológicos de Petra e de Chichén Itzá, Machu Picchu e o Taj Mahal podem ser explorados em tours virtuais na internet.

São passeios que mostram estes monumentos em detalhes e, às vezes, em imagens de 360º - e que podem aplacar (pelo menos um pouco) a vontade de fazer turismo durante a quarentena.

Grande Muralha da China

Grande Muralha da China Imagem: Getty Images

Uma das mais impressionantes estruturas já construídas pelo homem, ela pode ser "visitada" no site AirPano (https://www.airpano.com/360photo/China-Great-Wall/), que exibe imagens aéreas fantásticas da muralha. No endereço, há imagens de quase 20 trechos da obra, como a seção de Badaling, uma das mais acessadas por turistas.

Já no site The China Guide, o tour virtual que faz com que o internauta sinta que está caminhando pela muralha (https://www.thechinaguide.com/destination/great-wall-of-china). As imagens não têm a mesma qualidade daquelas oferecidas pelo AirPano, mas propiciam visão de 360º de partes do monumento.

Coliseu de Roma (Itália)

Coliseu Imagem: Unsplash

Está com tempo sobrando nesta quarentena? Então embarque neste tour virtual por um dos ícones da capital italiana, que tem nada menos do que uma hora de duração.

O passeio mostra, praticamente passo a passo, como é a visita ao mais famoso monumento da capital italiana: no trajeto (que começa na estação do metrô que dá acesso ao cartão-postal), é possível admirar as partes internas e externas do monumento.

Com informações em inglês sobre a história e a estrutura do anfiteatro, o vídeo passa pela área das antigas arquibancadas e corredores cobertos da construção, colocando o internauta dentro de um dos mais famosos destinos turísticos do mundo.

Quer admirar mais rapidamente a arquitetura do Coliseu? Neste site (https://www.touristtube.com/Things-to-do-in-Rome/Colosseum-360), dá para observar detalhes da linda parte externa de sua estrutura com imagens de 360º.

Chichén Itzá (México)

O sitio arqueológico fica a aproximadamente 200 quilômetros de Cancún e é um destino turístico imperdível no México.

Porém, enquanto viagens para o país dos mariachis não são possíveis, faça este tour virtual disponível no YouTube, que mostra muitas das estruturas maias que existem no local, como o incrível Templo de Kukulkán, com cerca de 30 metros de altura.

Já para ver o Templo de Kukulkán e outras edificações de Chichén Itzá do alto, acesse este link do AirPano (https://www.airpano.com/360photo/Chichen-Itza-Mexico) , que faz o internauta sentir que está voando sobre o sítio arqueológico.

Machu Picchu (Peru)

Machu Picchu Imagem: iStock

Graças aos tours virtuais, é possível explorar um dos destinos turísticos mais populares da América do Sul e caminhar entre suas ruínas cercadas por vales.

Enquanto jornadas para o Peru não são viáveis, o internauta pode ter um gostinho do sítio arqueológico inca neste site (https://www.youvisit.com/tour/machupicchu), que traz lindas imagens em 360º de sua antiga estrutura e da região montanhosa fantástica que a rodeia. Um áudio em inglês fala sobre a história e as construções do lugar.

Já este site (http://machupicchu360vr.com/#/) oferece vídeos em 360º, permitindo que, além de admirar as edificações históricas do sítio arqueológico, o internauta ouça os sons da natureza desta região do Peru.

Petra (Jordânia)

Petra, na Jordânia Imagem: Divulgação

O sítio arqueológico é um destino obrigatório no Oriente Médio.

E que tal passear entre as fantásticas construções de arenito deste destino turístico (construídas pelos nabateus entre cânions e paisagens desérticas) com este tour virtual incrível do Google? (https://www.google.com/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/petra/)

Com informações em português, o passeio coloca o internauta de frente para monumentos como Al-Khaznah, com sua fachada esculpida em um paredão rochoso e que é um dos cartões-postais mais famosos do local.

O tour permite que o usuário se "locomova" por grande parte do sítio arqueológico, trazendo diversas explicações sobre a utilidade das edificações.

Cristo Redentor (Brasil)

Vista área do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro Imagem: Getty Images

Um dos pontos turísticos mais queridos do Rio de Janeiro e do país, ele pode ser admirado do alto (e de diversos ângulos) neste link do site AirPano (https://www.airpano.com/360photo/Christ-the-Redeemer/).

Nas imagens em 360º, o monumento carioca compõe paisagem com o resto da cidade do Rio de Janeiro, em um cenário de encher os olhos.

Este site (https://www.youvisit.com/tour/brazil), por sua vez, possibilita que o internauta observe o Cristo do mesmo ângulo visto pelos visitantes do local na vida real, colocando-o aos pés da estátua (e também oferece vista de 360º para a paisagem urbana carioca).

Taj Mahal (Índia)

Taj Mahal Imagem: Getty Images

O Google também oferece um tour virtual pela área que cerca a edificação, na cidade indiana de Agra (https://www.google.com/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/taj-mahal/).

No passeio, o internauta pode observar, de diversos ângulos, o que muitas pessoas consideram o edifício mais lindo do mundo.

O Taj Mahal foi construído no século 17 para abrigar o mausoléu da esposa do imperador Shah Jahan e, com sua estrutura de mármore e arquitetura que parece inspirada em um conto de fadas, arrebata turistas que visitam a Índia.

O Google tem ainda outro endereço onde é possível admirar, do alto, o Taj Mahal e as outras seis Maravilhas do Mundo Moderno (https://poly.google.com/view/8v-I0wldO1r).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tours virtuais exploram as Sete Maravilhas do Mundo Moderno - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade