Topo

O que é a "carne de planta" que fez parte do menu do BBB

As carnes vegetais são normalmente encontradas em formato de hambúrguer Imagem: LikeMeat/Unsplash

Pedro Fonseca

De Nossa

24/04/2020 10h36

Sob a promessa de revolucionar a indústria de proteína animal, a chamada "carne de planta" procura imitar a textura, o gosto e a suculência do produto de origem animal, mas ela não surgiu sem muita polêmica tanto entre os carnívoros, quanto para quem optou pelo vegetarianismo e veganismo.

Recentemente, o tema voltou à tona com a hora das compras no BBB20, em que o cardápio do mercado sempre oferecida a carne de planta como uma opção vegetariana para os brothers que não comem carne, como Manu Gavassi e Bianca Andrade.

Saiba mais sobre o produto que já causa barulho do "lado de fora da casa" há um tempo.

O que é?

A "carne de planta" é a imitação do alimento de origem animal Imagem: LikeMeat/Unsplash

Conhecida também como "carne vegana" ou "carne do futuro", este alimento basicamente é uma mistura de plantas com sabor e textura parecidos com o de cortes de animais.

Em forma de hambúrguer, carne moída e almôndegas, o produto é o carro-chefe de muitas foodtechs, empresas que usam a tecnologia para repensar a produção de alimentos.

Como é feita

A tal "carne de planta" pode ser preparada a partir da proteína da ervilha, da batata-doce ou do grão-de-bico, por exemplo. Em muitos casos ainda acrescentam a beterraba para parecer uma peça malpassada, com o interior rosado.

Você também encontra nos supermercados a versão que imita a carne moída Imagem: LikeMeat/Unsplash

Sabor e valor nutricional

Como se obtém o sabor semelhante ao da carne "de verdade", não se sabe. As receitas incluem diferentes temperos, que são segredos guardados a sete chaves pelas empresas.

Para quem está de olho na saúde, o produto também tem como objetivo imitar os nutrientes da carne de origem animal, como ferro, vitamina A, fibras, potássio e cálcio.

"Alguns também prometem ser livres de conservantes, mas não dá para saber exatamente o que colocam", explica a nutróloga Ana Luisa Vilela.

Muitas pessoas reclamam da suculência da carne vegetal, que pode ficar seca se não tomar cuidado Imagem: Getty Images/Bloomberg Creative

Suculência e textura

Ana Luisa explica que cada empresa usa uma fórmula e tecnologia para este processo, seja o ultra congelamento, a fervura ou a adição de químicos, por exemplo. Com isso, estimulam a formação de cadeias proteicas que conservam os líquidos do alimento e proporcionam a sensação de gordura.

O que também faz a diferença no aspecto da "carne de planta" é seu preparo. A dica é seguir as recomendações do fabricante para descongelar e cozinhar o alimento, "assim você evita deixá-lo passar do ponto e consegue atingir a sensação mais semelhante possível", afirma a nutróloga.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O que é a "carne de planta" que fez parte do menu do BBB - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade